30/01/2017
Pediatra Wilmar Mendonça Guimarães é o 22º dirigente maior do CRM-PR
A partir deste 1º de fevereiro inicia de forma oficial o mandato da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina do Paraná para o terceiro e último mandato de 20 meses da atual gestão de conselheiros (2013-2018). A assembleia geral extraordinária convocada para a posse do novo grupo de trabalho ocorreu na noite de segunda-feira, 30, em sequência aos trabalhos da sessão plenária n.º 4390, com participação presencial e por videoconferência dos conselheiros. A chapa de consenso, denominada “Consolidação”, tinha sido aclamada em plenária anterior no mês de janeiro.
O pediatra Wilmar Mendonça Guimarães, que vinha respondendo pela vice-presidência, agora é o dirigente maior, transformando-se assim no 22.º presidente da história do Conselho do Paraná, que iniciou suas atividades em 1958. O Dr. Wilmar sucede ao também pediatra Luiz Ernesto Pujol, agora secretário-geral. Ascende à vice-presidência o gineco-obstetra Roberto Issamu Yosida, que atuou como corregedor-geral nos dois últimos mandatos. Carlos Roberto Naufel Junior e Mauro Roberto Duarte Monteiro completam a secretaria. Serão tesoureiros José Clemente Linhares e Clóvis Marcelo Corso.
Demais funções
O corregedor-geral será Maurício Marcondes Ribas, integrando ainda o setor os conselheiros Álvaro Vieira Moura e Fábio Luiz Ouriques. Carlos Roberto Goytacaz Rocha e Donizetti Dimer Giamberardino Filho serão, respectivamente, gestor e primeiro-gestor do Departamento de Fiscalização Profissional (Defep). A conselheira Nazah Cherif Mohamad Youssef foi reconduzida como coordenadora da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), setor que ainda terá a participação do Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes.
O Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (Deiqp) terá como gestores Hélcio Bertolozzi Soares e Alceu Fontana Pacheco Júnior, enquanto o conselheiro-decano Zacarias Alves de Souza Filho responderá pela coordenadoria da Comissão de Qualificação Profissional. O vice-presidente Roberto Yosida também será coordenador da Biblioteca, enquanto a conselheira Regina Celi Passagnolo Sergio Piazzetta coordenará as Câmaras Técnicas de Especialidades e Comissões Especiais. A conselheira Keti Stylianos Patsis passa a coordenar o setor de eventos e mídias, enquanto a Dra. Cecília Neves de Vasconcelos Krebs continua à frente do Projeto de Educação Médica Continuada. Formam a comissão de tomada de contas Fernando Cesar Abib, Marília Cristina Milano Campos de Camargo e Lutero Marques de Oliveira.
Balanço do último mandato
Ao fazer a despedida da presidência do Conselho, Luiz Ernesto Pujol assinalou que deixa para todos os funcionários, conselheiros e delegados regionais “o meu mais profundo reconhecimento pela colaboração de cada um dos inúmeros trabalhos que, em conjunto, desenvolvemos em prol da Medicina e da sociedade. Minha gratidão pela compreensão que demonstraram nas minhas falhas, minha honra por me permitirem fazer parte do rol de seus amigos e, principalmente, o agradecimento por me provocarem amadurecimento com suas ideias e comportamentos. Deixo a todos o meu melhor abraço e almejo que as alegrias que me proporcionaram se multipliquem em suas vidas.”
No balanço sobre as atividades realizadas no período, destacou a interatividade do CRM com outras instituições, além das representativas da área médica e da saúde, como governos estadual e municipais, Ministério Público, Tribunal de Justiçam legislativos das três esferas de governo e os serviços hospitalares de todas as formas de gestão. No período, participou de dezenas de reuniões e sessões plenárias, temáticas e de julgamentos, bem como esteve presente em 23 encontros do CFM e mais 19 viagens pelo interior do Estado, para participar de debates, palestras, entrega de carteiras, formaturas e fiscalizações. Luiz Pujol mencionou ainda os seis casos de indicativo de interdição ética, iniciativas para melhorar as condições do trabalho médico e da assistência à população.
O agora ex-presidente também se referiu como legado o Programa de Informatização nos serviços oferecidos aos médicos e pessoas jurídicas pelo meio digital, a ampliação do programa de educação médica continuada, a consolidação do plano de cargos e salários dos funcionários do CRM e do Portal da Transparência, que, de forma legal e ética, torna públicos os dados orçamentários e financeiros da Autarquia, de seus funcionários, dos conselheiros e delegados. Lembrou ainda a edição de três livros: “Concurso Literário Médicos do Paraná”, em conjunto com a Associação Médica do Paraná, Academia Paranaense de Medicina e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores; “João em Pessoa”, de autoria do Dr. Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes, e “Dignificando a Medicina”, com editoriais de presidentes da Casa nos últimos 25 anos.
Desafios do novo dirigente
Em sua fala como novo presidente do Conselho, Wilmar Mendonça Guimarães disse que “a profissão médica nos abre muitas oportunidades e uma das mais preciosas para mim foi a possibilidade de participar no Conselho Regional de Medicina do Paraná nestes últimos treze anos”. Mais adiante, citou Guimarães Rosa para refletir que “sábio não é quem ensina; sábio é quem, de repente aprende”.
E prosseguiu: “Tenho plena consciência de que aqui tive a chance de aprender muito mais do que eventualmente pude ensinar. Quando em breve sair da atividade conselhal, serei um médico muito diferente do que entrei. Hoje tenho ainda a ventura de receber dos senhores conselheiros a designação para assumir a presidência desta Casa por vinte meses, o que considero a mais subida honra que poderia acontecer na minha carreira. Conduzir o Conselho do Paraná e fazer com que continue com a atitude e postura progressista que o tem distinguido no cenário nacional em seu mister, causa um certo tremor. Mas com os membros da diretoria, assumimos contando com experiência e a eficiência administrativa dos que nos antecederam, com o suporte de todos os conselheiros, além da comprovada excelência de nossos funcionários.”
O conselheiro-presidente, com quase 44 anos na atividade médica, afirmou que “manteremos o foco na missão do CRM, determinada pela legislação de proteção da sociedade e na fiscalização do exercício da Medicina e sua consequente atividade judicante. Paralelamente, faremos o possível para que o coração do CRM siga batendo no mesmo compasso das entidades e buscando proativamente os interesses da classe médica, como tem sido até então”. Wilmar Mendonça Guimarães ainda exaltou os seus antecessores no cargo, Maurício Marcondes Ribas e Luiz Ernesto Pujol, e disse esperar que o trabalho da nova diretoria seja a “consolidação” de todo o planejamento da gestão.
Ao encerrar seu discurso, de posse, voltou a elogiar os antecessores, dizendo que a responsabilidade passa a ser uma tarefa hercúlea. Ao fizalizar, expressou o reconhecimento pela confiança dos pares que aquiesceram sem hesitação ao convite de compor o grupo diretor para este último período, e que, “aos que não permaneceram, estou certo da compreensão até porque já externaram diretamente. Isto trouxe a oportunidade para a participação de outros conselheiros e para que também pudessem trazer a sua luz. Agradeço a todos de coração e contem com o total empenho da nova diretoria na propositura de fazer tudo com acerto”.