03/11/2015

Novembro Azul conscientiza para a prevenção ao câncer de próstata

Como a doença não apresenta os sintomas em 90% dos casos, é fundamental que todos os homens com mais de 50 anos de idade façam os exames anualmente

O mês de outubro foi rosa e novembro será azul. A campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata, idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida junto com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), é voltada aos homens. Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente nos homens brasileiros e fica atrás apenas do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que a cada ano sejam diagnosticados 69 mil novos casos de câncer de próstata no país. Um em cada seis homens desenvolverá a doença.

“Como a doença não apresenta os sintomas em 90% dos casos, é fundamental que todos os homens com mais de 50 anos de idade façam os exames anualmente. Quem tem histórico da doença na família deve começar a prevenção aos 45 anos de idade, assim como os homens de raça negra (ainda não se sabe o porquê, mas eles apresentam maior incidência de câncer)”, explica Marcio de Carvalho, presidente da SBU do Paraná e também Diretor da Delegacia Regional do CRM-PR em Maringá.

São eles: a dosagem de PSA (proteína chamada Antígeno Prostático Específico), verificada através do sangue, e o toque retal. Os dois exames se complementam. Se apenas o PSA for feito, o paciente perde 20% do diagnóstico de câncer. Se realizar somente o exame do toque retal a porcentagem sobe para 40%.

Como este último é alvo de preconceito entre os homens, a campanha busca desmistificar o exame. “As mulheres têm o hábito de frequentar o ginecologista uma vez ao ano, mas os homens não. É preciso mudar essa cultura para que eles adquiram, também, a prática”, afirma Carvalho. Segundo estudo realizado pela SBU, 51% dos homens brasileiros nunca consultaram um urologista.

Fonte: Gazeta do Povo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios