30/10/2011

Nova diretoria da AMB toma posse

Florentino Cardoso, novo presidente da AMB




Foram empossadas na noite de 22 de outubro, em cerimônia oficial realizada no Teatro Municipal, em São Paulo, as novas diretorias da href="http://www.amb.org.br/teste/downloads/diretoriaplena_amb_2011_2014.pdf" target="_blank">Associação Médica Brasileira e Associação Paulista de Medicina, eleitas para a gestão 2011-2014.


O novo presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino de Araújo Cardoso Filho, iniciou seu discurso agradecendo à classe médica a confiança depositada em seu nome. "Podem ter certeza de que não decepcionarei cada voto recebido. Vamos trabalhar com muito afinco e dedicação. Por isso, tenho certeza de que colheremos vitórias as quais deverão ser creditadas à AMB e ao seu grupo de trabalho", destacou. Cardoso fez questão de agradecer o ex-presidente, José Luiz Gomes do Amaral, que assumiu a presidência da href="https://www.crmpr.org.br/lista_ver_noticia.php?id=4882" target="_blank">Associação Médica Mundial.


"Com sua enorme capacidade profissional, José Luiz fez um excelente trabalho à frente da AMB, e não será diferente agora da Mundial", falou Cardoso, agradecendo também a oportunidade de ter integrado a diretoria presidida por ele ao longo desses últimos seis anos, atuando fortemente na luta pela valorização do médico e da medicina.


O novo presidente prometeu dar continuidade a esse trabalho esperando contar com o apoio de todas as entidades representativas dos médicos brasileiros - Conselho Federal de Medicina e Federação Nacional dos Médicos - especialmente as mais ligadas à AMB, como as Sociedades de Especialidade e suas respectivas Federadas. "Prometemos dialogar com todos no sentido de fortalecer a categoria. Com isso, transformaremos a AMB numa entidade mais forte e representativa", destacou Cardoso.


Ele também citou algumas questões que demandarão especial atenção durante sua gestão: defesa profissional; políticas públicas de saúde; emenda constitucional 29, qualificação profissional, residência médica e saúde suplementar. Por fim, agradeceu aos familiares e se emocionou, sendo efusivamente aplaudido, ao falar do pai, a quem creditou ensinamentos e valores "éticos no rumo do bom caminho".


José Luiz Gomes do Amaral, que deixa a presidência da AMB após duas gestões seguidas, iniciou sua fala agradecendo a convivência com diferentes pessoas - médicos, diretores e funcionários - e a oportunidade de, juntos, enfrentar os muitos desafios durante seus 16 anos de vida associativa.


"Agradeço imensamente a todas as essas pessoas por esses momentos, por me ajudar e permitir realizar tudo o que me foi possível", disse emocionado. Ao novo presidente da AMB, declarou: "Desejo a você êxito na jornada que agora se inicia. Se não lhe coube a sorte que tive de ser sido precedido por alguém com o brilho de Eleuses Paiva, tenha a felicidade de encontrar, como eu encontrei, um sucessor que me substitui com larga vantagem", finalizou.


A cerimônia oficial de posse contou também com discursos de Roberto Luiz d Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Cid Celio Jayme Carvalhes, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam); Renato Azevedo Junior, presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM-SP); Affonso Renato Meira, presidente da Academia de Medicina de São Paulo; Marcos Fernando de Oliveira Moraes, presidente da Academia Nacional de Medicina; Eleuses Vieira de Paiva, ex-presidente da AMB e deputado federal; Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo; Geraldo Alckmin, governador do Estado e Alexandre Padilha, ministro da Saúde.



Lideranças médicas

O presidente do CFM falou sobre a representatividade das mãos, sobretudo em solenidades de posse. "Aqueles que deixam o cargo estão com as mãos vazias, pois já realizaram obras e tarefas. Os que assumem estão com as mãos cheias de promessas, esperanças, desejos e sonhos". D Avilla reafirmou a ligação com a AMB. "Quebramos os muros, restabelecemos pontes para afirmarmos o compromisso de parceria com a entidade. O resgate da dignidade do trabalho médico só será possível com a união de todos nós".


"Florentino tem um grande desafio, pois é o primeiro médico fora do eixo Sul-Sudeste a presidir a AMB em 60 anos. Tenho certeza de que fará um excelente trabalho", complementou Eleuses Paiva.



Autoridades governamentais

Kassab relatou aos presentes a ligação histórica com a AMB em função de seu pai ter presidido a entidade. "Participei da festa de 20 e de 25 anos da Associação e desde aquela época acompanho o trabalho desenvolvido. No Brasil, as entidades médicas são exemplares. É difícil ver em outros setores associações que pratiquem cidadania, que se empenhem e dediquem a busca por melhoria das condições de saúde da população, considerada uma das mais nobres e justas da humanidade".


O ministro da Saúde afirmou que pretende manter o diálogo permanente com a instituição durante a nova gestão. "Acho que a vinda de Florentino amplia a capacidade de dialogar dos médicos com a realidade complexa do Brasil, pois os profissionais precisam conhecer o país. Sou um profundo otimista: acho que estamos no caminho certo para valorizar cada vez mais o médico e melhorar a saúde da população brasileira".


Por fim, o governador de São Paulo encerrou a solenidade. "A AMB tem liderança, história e ajuda os médicos a melhorar a saúde do país. Temos muito a comemorar. É uma honra participar dessa posse".



Fonte: href="http://www.amb.org.br/teste/index.php?acao=mostra_noticia&id=7473" target="_blank">AMB

Publicado em 25 de outubro de 2011

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios