30/05/2016

Nota de pesar: Professores Benedito Ledo Grizzo e William Saad Hossne

Dois grandes expoentes da Medicina brasileira faleceram durante o mês de maio

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Grizzo. (Foto: Rafael Grizzo)

A Medicina brasileira registrou a perda, no mês de maio, de outros dois grandes expoentes: o cirurgião pediátrico e professor, Benedito Ledo Grizzo, de 76 anos e morador em Londrina, e o cirurgião e professor William Saad Hossne, 89 anos e morador em Botucatu (SP), fundador da Sociedade Brasileira de Bioética e conhecido como o “Pai da Bioética” no Brasil. O Conselho Regional de Medicina do Paraná expressa o profundo pesar aos familiares e amigos.

Distinguido pelo CRM-PR no ano passado com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, ao alcançar o Jubileu de Ouro de forma honrosa na Medicina, o Prof. Benedito Ledo Grizzo estava em viagem a Roma, na Itália, no dia 7 de maio, quando sofreu infarto e faleceu. O corpo foi transladado na semana seguinte para o Brasil. A cerimônia fúnebre ocorreu no Cemitério Parque das Allamandas, em Londrina. Dr. Grizzo foi professor de Anatomia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) por cerca de 30 anos, ocupou a presidência do Londrina Country Club, entre 1990 e 1996, e atuava pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em vários hospitais de Londrina. Conhecido pelo atendimento humanizado, o médico também atendia numa clínica popular. Ele nasceu em Jaú (SP) e se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Deixou esposa e cinco filhos, além de netos.

William Saad Hossne

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Hossne. (Foto: Divulgação)

O Prof. William Saad Hossne faleceu no dia 13, em Botucatu, interior de São Paulo, onde residia. Conhecido como o "Pai da Bioética" no Brasil, Hossne fundou a Sociedade Brasileira de Bioética e ajudou a criar a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), coordenada por ele entre 1996 e 2007. Em 2013, ganhou o troféu “Guerreiro da Educação Ruy Mesquita”, homenagem conferida anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo Centro de Integração Empresa­Escola (CIEE) a personalidades que se destacaram na promoção da educação no Brasil. Nascido em 1927, em São Paulo, Hossne seguiu longa carreira de médico, pesquisador e gestor em ciência e tecnologia. Formou­-se como cirurgião gastroenterologista pela Faculdade de Medicina da USP e foi um dos fundadores, em 1962, da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, da qual era professor emérito. Também foi reitor de Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 1979 a 1983 e participou da criação da Fapesp, tornando-­se seu segundo diretor científico entre 1964 e 1968, função que voltou a desempenhar entre 1975 e 1979. O eminente professor participou no Paraná de diversas atividades ligadas à Bioética, muitas delas a convite do Conselho de Medicina do Paraná. O sepultamento ocorreu no Cemitério São Paulo, em Botucatu.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios