20/02/2020

Nota de pesar: Dr. Alberto Smith Frota, ortopedista

Faleceu aos 92 anos, em Curitiba, onde estava residindo depois de atuar em SP, RJ e AM; foi casado com médica e deixa três filhos, dois deles também médicos. Irmão e primo foram fundadores do conselho amazonense

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Alberto Smith Frota, ocorrido na noite de quarta-feira (19) no Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba, cidade onde estava residindo. O corpo foi velado na capela Monalisa, da Vaticano, e a cerimônia de despedida ocorreu ao final da manhã desta quinta (20) no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, Grande Curitiba.

Especialista em ortopedia e traumatologia, ele tinha 92 anos de idade e era casado com D. Laura Helena Braga e Costa, com quem tinha uma filha. Deixa ainda dois filhos, ambos médicos, de seu primeiro casamento com a também médica, a Dra. Diana Bastos Frota, anestesiologista, já falecida. Os filhos, Dr. Carlos Eduardo Bastos Frota e Carlos Alberto Bastos Frota, que também seguiram a especialidade de ortopedia, residem em Niterói (RJ).

De tradicional família de Manaus, Amazonas, onde nasceu, o Dr. Alberto Smith Frota não tinha registro no Paraná. Ele concluiu seus estudos em São Paulo, tendo se registrado no Cremesp em outubro de 1957, obtendo o número 5.318. Depois, em 1976, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde obteve a inscrição nº 241.492. Registrou-se no Conselho do estado de origem em 2004, tendo o número 4.922.

Um dos irmãos do Dr. Alberto, Clóvis Smith Frota, participou da fundação do Conselho de Medicina do Amazonas, em dezembro de 1958, tendo recebido o número 18. Outro membro da família Smith Frota, o Dr. Arlindo, primo, foi outro pioneiro do Cremam, tendo o número 17 e sendo investido da função de presidente no período de 1966-1969.

Na solenidade comemorativa dos 60 anos do Conselho do Amazonas, os irmãos Clóvis e Alberto mereceram homenagem especial pelos mais de 50 anos de formados. Ainda na década de 1960, o Dr. Alberto foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, recebendo o título de cidadão honorário em reconhecimento aos relevantes serviços prestados.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios