27/03/2012

Nota de falecimento: Pioneiro da Medicina em Umuarama, Wilson Nelli morre aos 76 anos

A notícia do falecimento do médico cirurgião Wilson Nelli, na madrugada do último domingo, 25 de março, envolveu familiares, amigos e toda a classe médica de Umuarama e região num manto de tristeza. Pioneiro da Medicina em Umuarama, fundador do Hospital Nossa Senhora Aparecida e profissional reconhecido e admirado pelos colegas, o cirurgião de 76 anos não resistiu a complicações cardíacas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e veio a óbito na UTI do Instituto Nossa Senhora Aparecida, onde estava internado há uma semana.


"O doutor Wilson foi um médico de primeira qualidade, um verdadeiro sacerdote da Medicina, além de um grande amigo. Todos nós que o conhecíamos estamos muito tristes, é uma enorme perda", disse ontem o advogado Sérgio Toledo Barros, amigo de longa data do cirurgião. Segundo ele, Wilson Nelli "viveu intensamente a Medicina" e sempre atendeu a todos que o procuravam, sem distinção. "Para ele não havia diferença de classe social, todos mereciam o mesmo respeito e atendimento digno, não importa se fosse dia, noite ou madrugada", contou Barros.


Companheiro de profissão e amigo de Wilson Nelli há três décadas, o cirurgião Adalberto Giovanini destacou que "se a Medicina de Umuarama é o que é hoje, isso se deve ao doutor Nelli, ele é um dos principais responsáveis por levar a cidade a um patamar de excelência na área médica". Adalberto relembrou o início da amizade, em 1981, quando chegou a Umuarama. "Eu tinha acabado de concluir a minha residência em cirurgia, e o Wilson me deu muito incentivo para evoluir na profissão, inclusive me convidou para trabalhar com ele no hospital", destacou.


Giovanini destacou outras qualidades do profissional Wilson Nelli, dentre elas a dedicação para transformar Umuarama em referência no tratamento de diversas especialidades. "Ele definiu e deu condições para que as especialidades se fixassem aqui, e graças a isso hoje Umuarama é referência em muitas áreas da Medicina", ressaltou.


Outro traço definidor da atuação de Wilson Nelli em Umuarama, segundo Adalberto Giovanini, foi ter uma "aguçada visão de futuro" em relação às necessidades da Medicina. "Ele não ficou agarrado ao passado, sempre estava atento às novidades. O desenvolvimento tecnológico da Medicina aqui em Umuarama deve muito a ele, foi o Nelli que implantou muitas novidades em máquinas e equipamentos", afirmou Giovanini.



História

Nascido em 14 de janeiro de 1936, Wilson Nelli concluiu a faculdade de Medicina e escolheu Umuarama para fixar residência. Chegou à cidade em 1969, quando ainda existiam imensas áreas florestadas e a colonização não havia completado duas décadas. Os desafios eram imensos, especialmente na área médica, mas Nelli encarou as dificuldades e em 1970 criou, ao lado da esposa Léia, o Hospital Nossa Senhora Aparecida.


Em quatro décadas de atendimento à população de Umuarama e região, o hospital tornou-se referência em diversas especialidades, sempre tendo à frente o incansável "doutor Nelli", como era chamado pelos colegas e pacientes. "O Hospital Nossa Senhora Aparecida perdeu a sua identidade", disse um destes pacientes, durante o velório do cirurgião, realizado durante todo o domingo na capela mortuária da Avenida Parigot de Souza.


Wilson Nelli tinha 76 anos e deixa a mulher, Léia Nelli, os filhos Marcelo (presidente da Câmara Municipal de Umuarama), Cristiano e Patrícia, e cinco netos. O sepultamento foi realizado na manhã do dia 26 de março, no Cemitério Municipal de Umuarama.



Fonte: href="http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Pioneiro%20da%20Medicina%20em%20Umuarama,%20Wilson%20Nelli%20morre%20aos%2076%20anos&NotID=21094" target="_blank">Umuarama Ilustrado

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios