30/03/2010

No Paraná, mais de 100 participantes assistem primeira Telepatologia deste ano

Com o convênio renovado por mais um ano com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) promoveu na manhã desta terça-feira (30) a primeira transmissão de 2010 das Telepatologias.

A aula baseada em necropsia realizada na FMUSP foi assistida por 55 estudantes e profissionais no auditório do CRMPR em Curitiba e por 60 interessados no auditório da Delegacia do CRMPR em Maringá. Outras 10 pessoas que não puderam ir até os locais de transmissão acompanharam os debates pela internet, por videostreaming.

O caso apresentado pela Profª. Maria Lúcia Bueno Garcia, que coordena a atividade na FMUSP, era de um idoso. Ao mostrar a necropsia de vários órgãos como pulmões, rins, fígado, baço, bexiga, pâncreas e até próstata uma das hipóteses apresentadas foi de que uma grave infecção pulmonar tenha ocasionado o óbito do paciente.


O que são as Telepatologias?

Promovidas há sete anos pelo CRMPR em parceria com a FMUSP, as Telapatologias integram o projeto de educação médica continuada da entidade de classe e já reuniram, somente em 2009, mais de 700 participantes. A metodologia das aulas prioriza o aprimoramento do raciocínio clínico, utilizando a análise de exames e evidências da causa morte.


Quando ocorrem?

As Telepatologias são realizadas sempre na última terça-feira de cada mês, exceto em julho e dezembro, período em que as instituições de ensino entram em férias. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia. A transmissão ocorre a partir das 9h nos auditórios do CRMPR em Curitiba e Maringá.

Para participação online, o interessado deve enviar um e-mail para imprensa@crmpr.org.br com o assunto "telepatologia" e receberá instruções para participação. A modalidade requer apenas computador com recursos de multimídia (placa e caixa de som) e acesso à internet banda-larga.


Para outras informações contate: (41) 3240-4000

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios