19/10/2014

No Dia do Médico, a reverência aos exemplos éticos

Solenidade de grande emoção ocorreu na noite de sábado, na Casa do Médico, homenageando grupo pelo Jubileu de Ouro

Na homenagem que é extensiva a todos os médicos, o Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na noite de 18 de outubro, sábado, a tradicional entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional àqueles que completaram 50 anos de atividades cumpridos de forma exemplar. A solenidade ocorreu na Casa do Médico, a sede do CRM em Curitiba, e também foi marcada pela premiação do 25.º concurso de monografia e a reverência ao ex-conselheiro federal Gerson Zafalon Martins, representante do Paraná no CFM nos últimos 15 anos e que teve destacado trabalho na promoção da ética e do conhecimento.

Neste ano, a diplomação pelo Jubileu de Ouro alcançou 64 médicos formados em 1964, principalmente pela Universidade Federal do Paraná e Católica, atual PUCPR. Deles, 41 compareceram à cerimônia e mais um foi representado pelo neto. Os demais não puderam comparecer e receberão o Diploma e o Símbolo da Medicina oportunamente, via delegacias regionais do Conselho. Esta foi a 28.ª edição de homenagem àqueles que são exemplos éticos à profissão. A honraria do CRM-PR foi instituída em 1986, em caráter pioneiro no país, e já contemplou até agora 821 expoentes da Medicina com atuação no Estado.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Antonio e Dra. Cleusa, na foto com a filha, Dra. Rosângela, o presidente do CRM-PR, Dr. Mauricio Marcondes Ribas, e o presidente da AMP, João Carlos Baracho. (Foto: Luiz Augusto Costa)

O cirurgião geral Américo Ribeiro do Nascimento, também formado na PUC e casado com d. Gilda Cortezzi Nascimento, tem quatro filhos médicos: Américo Ribeiro do Nascimento Filho, especialista em anestesiologia; Saturnino Ribeiro do Nascimento Neto, especialista em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo; Luciana Cortezzi Ribeiro Guedes Pereira, psiquiatra, e Carolina Cortezzi Ribeiro do Nascimento, especialista em cirurgia geral e endoscopia. Ele exerce a atividade em Curitiba, a exemplo dos filhos, enquanto as filhas atuam em Maringá. Os drs. Américo Filho e Carolina entregaram as comendas, já que os outros irmãos estavam em congressos fora do Estado.A maioria dos diplomados de 2014 tem descendentes que seguiram seus passos na Medicina. Dentre eles está o casal Cleusa Pereira Carlos e Antonio Elias Carlos Dextre, que se formou pela Católica e seguiu para Tomazina, onde está radicados até hoje, assim como a filha Rosângela Maria Pereira de Carlos, também médica. Foi ela quem entregou aos pais os diplomas e o Símbolo da Medicina durante a solenidade. A Dra. Cleusa é natural de Pinhalão (PR), enquanto o marido é natural do Peru. Ele continua em atividade e dirige estabelecimento hospitalar em sua cidade.

Outro homenageado que teve os filhos seguindo os passos na Medicina foi o dr. Shigueru Sonehara, de Paranavaí. Dois dos três filhos médicos, Fábio Ayabe Sonehara, e Hélio Ayabe Sonehara, entregaram o diploma, devido a ausência do dr. Marcos Sonehara. O terceiro não. O dr. João Jairney Maniglia, também com três filhos médicos, não pôde comparecer à solenidade. Ainda dentre as famílias que se distinguem na opção à Medicina está a do dr. Orlando Sanchez, de Ivaiporã, que é casado com a também médica Neusa Lucena Sanches e tem os filhos Luciana e Orlando Junior seguindo na profissão. Os drs. Hernan Alberto Del Carpio Perez, de Vitorino, e Francisco da Silva Furtado, de Curitiba, também têm dois filhos médicos.

A SOLENIDADE

A solenidade do Dia do Medico foi aberta às 19h, com o auditório lotado e o Espaço Cultural com grande numero de convidados dos homenageados, que puderam acompanhar as atividades por um telão. Compuseram a mesa diretora o anfitrião Mauricio Marcondes Ribas, presidente do CRM-PR; o conselheiro federal Donizetti Dimer Giamberardino Filho, representando a presidência do Conselho Federal de Medicina; e João Carlos Gonçalves Baracho, recém reconduzido à presidência da Associação Médica do Paraná. Após apresentação do Hino Nacional Brasileiro, houve a saudação pelos integrantes da mesa (confira a fala do presidente do Conselho) e na sequência a diplomação e a entrega do Símbolo da Medicina, obra em cristal personalizada para o evento.

Concluída a entrega das comendas e feita a leitura dos nomes dos homenageados que não puderam comparecer, ocorreu a premiação do vencedor da 25.ª edição do Concurso de Monografias sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica, do CRM-PR, que teve como tema “Aspectos éticos médicos e a internet”. O vencedor foi o médico paulista Eduardo Morais de Castro, que recebeu o prêmio e o diploma pelas mãos dos conselheiros Donizetti Giamberardino Filho e Tânia Maria Santos Pires, integrantes da comissão julgadora juntamente com o dr. Sérgio Bruno Bonatto Hatschbach, da Academia Paranaense de Medicina, e o advogado Marcelo Lopes Salomão, representante da Associação Médica do Paraná.

CONSELHEIRO FEDERAL

Gerson Zafalon Martins recebeu a homenagem do CRM-PR em nome dos médicos paranaenses, por sua destacada atuação no Conselho Federal de Medicina, onde por três gestões cumpriu mandato de conselheiro titular. Ele ocupou importantes funções no CFM, incluindo a 3.ª vice-presidência, a 2.ª secretaria, a editoria da revista Bioética e a diretoria da Biblioteca. Também coordenou várias comissões e câmaras técnicas, foi relator de importantes resoluções e centenas de processos, além de ter representado a autarquia em mais de 150 palestras.

Gerson Zafalon, que se despediu em 30 de setembro último do CFM, recebeu homenagem do presidente do CRM-PR e em seguida fez seu discurso, onde agradeceu a oportunidade e se declarou convicto de cumprimento de sua missão, incluindo o trabalho como conselheiro estadual durante 20 anos e como presidente na gestão de fevereiro de 2007 a setembro de 2008. A apresentação do vídeo “Vale a pena ser médico”, obra com a participação do escritor Rubem Alves, recentemente falecido e que era amigo pessoal do dr. Gerson, encerrou as atividades no auditório no Conselho. Na sequência houve a confraternização dos homenageados, com registros fotográficos com seus familiares e convidados (as fotos serão disponibilizadas no Portal).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios