25/06/2021

Nasce uma vinha: um pouco da história do vinho, das uvas e como a bebida ganhou vida no Paraná

Fechando a trilogia morrer-viver-nascer, a revista cultural traz artigo para o paladar de apreciadores e curiosos, com direito ao roteiro das principais vinícolas do Estado

Na edição 38 da revista Iátrico tivemos a cerveja como bebida em destaque, com artigos sobre a sua história e também da confraria Orthobier, que nasceu com grupo de ortopedistas que se enveredaram pela artesanal. Na publicação 39, que fechou a trilogia morrer-viver-nascer, o vinho foi o centro das atenções. “Nasce uma vinha” é o título do artigo de autoria do pediatra Wilmar Mendonça Guimarães, autêntico enófilo e que compartilha um pouco de sua experiência e conhecimento. Conta um pouco da história do vinho, das uvas e da arte da degustação.

CONFIRA AQUI O ARTIGO "NASCE UMA VINHA".

clique para ampliarclique para ampliarCapa da edição 39, fechando a trilogia. (Foto: Reprodução)

Como brinde, a revista ainda traz outros atrativos, como a seleção dos 10 melhores vinhos brasileiros eleitos em 2020, a aspectos da produção da bebida no Paraná e ainda o roteiro de vinhos em terras paranaenses, indicando os sete produtores hoje mais afamados e ainda contando um pouco de como Bituruna se transformou oficialmente na Capital Paranaense do Vinho. A região produz vinho há 80 anos, mas somente nos últimos oito é que ganharam mais qualidade e destaque. A grande verdade é que o Estado conta com vinícolas de elevado padrão e competitividade de seus produtos.

Beber com moderação é regra, como o é ler um bom artigo. "Nasce uma vinha" merece ser degustado. E para os apreciadores dessa e de outras bebidas, que vislumbrem uma abordagem em edição futura da revista, serão muito bem-vindas as sugestões. Ou mesmo um artigo para nossos “sommeliers” das letras, que formam o corpo editorial, para que possam avaliar se o colocam à leitura na revista.

CONFIRA A EDIÇÃO 39 DA REVISTA IÁTRICO.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios