18/10/2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS MÉDICOS E À POPULAÇÃO

CRM-PR reitera importância do sigilo ao lidar com denúncias éticas ante risco de incorrer em prejulgamento

O Conselho Regional de Medicina do Paraná vem a público reiterar que todas as suas sindicâncias e processos ético-profissionais correm sob sigilo em acordo com o que rege o Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 2.023/2013), sendo que nenhuma informação ou conteúdo de documentos são disponibilizados publicamente, seja no decorrer das investigações ou na conclusão delas, exceto para as partes envolvidas ou, quando há apenamento público, este é levado ao conhecimento da sociedade.

Em relação à matéria publicada nesta sexta-feira, 18 de outubro, pela Gazeta do Povo, o CRM-PR informa que o relatório referente à sindicância 182/2013 foi encaminhado no dia 7 de outubro à 2ª Secretaria do Tribunal do Júri do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Frise-se que o carimbo constante nas fotos divulgadas não é do Conselho Regional de Medicina, portanto, não disponibilizado por esta autarquia aos meios de comunicação.

Importante ressaltar que o referido relatório é resultado de uma sindicância, a qual apura os fatos e fornece subsídios preliminares para o Processo Ético-Profissional. O PEP, por sua vez, investiga o que foi constatado pela sindicância para, então, chegar à conclusão. Os processos ético e judicial correm em segredo de justiça. O CRM-PR mantém seus princípios de sigilo para preservar os envolvidos de prejulgamentos, até que se tenha uma resolução para os fatos investigados.

Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios