15/06/2021
Fechando a trilogia Morrer-Viver-Nascer, com artigos de grande reflexão, nova edição percorre ainda os caminhos da literatura, arte, cinema, viagem, gastronomia, filosofia e curiosidades, como a história do vinho
A música tem papel de destaque na edição 39 da revista Iátrico, do CRM-PR, que com o tema “nascer” fechou a trilogia inaugurada com “morrer”, na 37, e teve na sequência o “viver”, na 38. Além da agora tradicional seção “Guia de Bordo”, em que o Prof. Paulo Roberto Cruz Marquetti explora a trilha sonora dedicada ao tema da edição, ainda a revista apresenta dois artigos superespeciais a enriquecer ainda mais o conteúdo da revista: o da passagem do 80.º aniversário de John Lennon, onde é explorado o nascer de suas ideias; e o que conta um pouco da história dos Metralhas Beatles Again, a principal banda de tributo ao quarteto de Liverpool no Paraná e que tinha médicos músicos em sua formação. Confira o artigo "Lennon, 80 anos".
CONFIRA EDITAÇÃO DIGITAL DA REVISTA IÁTRICO 39.
Quem nos conta um pouco dos bastidores do genial, irrequieto e ácido John é o nosso colunista Prof. Paulo Marquetti, não apenas aficionado e estudioso de música, mas, certamente, um dos mais atentos conhecedores da biografia e obra do beatle assassinado em Nova York em 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos. O autor do artigo captou fragmentos do pensar de John Lennon literário e músico. “O meu único objetivo em escrever um livro é que ele seja engraçado. Ou é engraçado ou não é nada”, declarou numa entrevista em 1965 ao Daily Mail, às vésperas de lançar o seu segundo livro.
Semanas antes de sua morte, à revista Rolling Stones, declarou o artista: “Eu não estou reivindicando a divindade. Eu nunca reivindiquei a pureza da alma. Eu nunca reivindiquei ter as respostas da vida. Eu só faço canções e respondo às perguntas o mais honestamente que eu possa... mas eu ainda acredito em paz, amor e compreensão”. E à Rádio RKO, poucas horas antes de ser assassinado por um fã, declarou: “Eu sempre considerei minha obra uma peça única. E eu considero que o meu trabalho não estará terminado até que esteja morto e enterrado e isto e eu espero que isso leve um longo, longo tempo”.
"Metralhas, paixão pelas canções dos Beatles". Este é o artigo de autoria do Prof. Valderílio Feijó Azevedo, ele próprio um dos integrantes da famosa banda cover, presente na guitarra base, no violão e vocal solo. Além das curiosidades históricas, ele presta tributo aos precursores da banda que já partiram, dentre eles o também médico Alfreli Arruda Amaral. Apesar da formação dos anos sessenta, os Metralhas gravaram o primeiro CD em 1996, um ensaio para as três edições do Festival Internacional dos Beatles, em Liverpool, nos anos de 1998, 1999 e 2000. Valderílio deixou o grupo em meados de 2001 para fundar a Banda Heyah, também considerada uma das melhores do gênero.
A edição digital da revista Iátrico pode ser acessada aqui. A parte musical é só um dos muitos atrativos, que incluem arte, cinema, minisséries, viagem, literatura, gastronomia, curiosidades e artigos associados à temática da revista 39.
Para entrar na viagem com o Guia de Bordo, curtindo a trilha sonora especial da edição no Spotify, acesse: http://tiny.cc/iatrico39