18/10/2015

Muita emoção e alegria na homenagem aos exemplos éticos

Solenidade do Dia do Médico ocorreu na manhã de domingo (18), com diplomação de mérito ético-profissional dos que chegaram a 50 anos de formados

clique para ampliar>clique para
            ampliarOs homenageados de 2015. (Foto: Luiz Costa)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na manhã de domingo, 18, a tradicional solenidade do Dia do Médico, quando homenageou os médicos que completaram 50 anos de formados com histórico ético exemplar e também fez a premiação da 26ª edição do Concurso de Monografias sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica, que este ano teve como tema “O parto: como harmonizar ciência e ética”. Foram momentos de muita emoção e de recordações, nas palavras dos participantes.

clique para ampliar>clique para
            ampliarDia do Médico 2015 (Foto: Luiz Costa)

A cerimônia ocorreu na sede do Conselho, em Curitiba, que teve lotado o auditório Cons.ª Raquele Rotta Burwievicz, com presença de familiares e convidados dos homenageados. Dos 66 médicos que alcançaram o Jubileu de Ouro em 2015 – a maioria formada pela UFPR e PUCPR –, 54 compareceram ou foram representados à entrega do Símbolo da Medicina e do Diploma de Mérito Ético-Profissional. De forma inédita, ainda, foram reunidos no evento nove dos últimos 12 presidentes, que estiveram à frente da autarquia desde outubro de 1983 até 31 de maio deste ano.

clique para ampliar>clique para ampliarÀ esquerda Dr. Baracho, presidente da AMP, no meio Dr Pujol, presidente do CRM-PR, e à direita Dr. Bruno, presidente da Academia Paranaense de Medicina. (Foto: Luiz Costa)

Compuseram a mesa de abertura o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol; o presidente da Associação Médica do Paraná, João Carlos Gonçalves Baracho; e o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Bruno Maurizio Grillo. Na saudação, eles destacaram a trajetória dos diplomados e os exemplos que representam. O presidente do Conselho dirigiu especial menção às sete mulheres homenageadas, lembrando as dificuldades de acesso à profissão há 50 anos e que essa luta, com perseverança, conduziu ao atual equilíbrio na proporção com os homens.

Concurso de Monografias
O Concurso de Monografias teve como vencedora em primeiro lugar a médica Carolina de Souza Ribeiro Vitorasso, com registro no Paraná e que atualmente está residindo em São Paulo. Ele recebeu o certificado e prêmio pelas mãos do conselheiro Donizetti Dimer Giamberardino Filho, representando o CRM-PR; Hélcio Bertolozzi Soares, representando a Academia Paranaense de Medicina; e advogado Marcelo Lopes Salomão, representando a AMP. Eles formaram a comissão julgadora juntamente com a conselheira Tânia Maria Santos Pires, que não pôde comparecer à solenidade.

O advogado e médico Jorge Rufino Ribas Timi teve seu trabalho selecionado em segundo lugar. Os integrantes da mesa de abertura, presidentes do Conselho, da AMP e da Academia de Medicina fizeram a entrega da premiação. Lívia de Araújo Cavalcante, advogada e acadêmica de Medicina, com domicílio em Campina Grande (PB), e Raphaella Christine Souza Caldas, estudante de Psicologia e residente em Aracaju (SE), receberam menção honrosa no certame. Elas, contudo, não puderam comparecer ao evento em Curitiba. Todos os trabalhos selecionados serão publicados na Revista Arquivos, do Conselho.

Momento ímpar
Realizada pela primeira vez num domingo de manhã, a solenidade teve menos tempo de duração, mas não perdeu em emoção entre as homenagens e confraternização. Muitos dos médicos reverenciados na data tiveram a oportunidade de reencontrar colegas de formação ou de trabalho depois de muitos anos. Um desses momentos especiais reuniu os Drs. Keijiro Otta, Massayoshi Tatesuzi, Leopoldo Kazuo Soejima e Kazuhiko Yamamoto, que trabalharam juntos por décadas em Apucarana, onde o primeiro, formado pela UFPR, deu início à Casa de Saúde Nossa Senhora Aparecida e juntou os colegas. Eles têm vários filhos médicos.

Formado pela Federal, o Dr. Arildo Loper reecontrou muitos dos colegas de formação depois de anos de trabalho em Formosa do Oeste e depois no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde atualmente reside e atua como médico e professor da área de Medicina Legal. Ele também se graduou em Direito. Tem dois filhos médicos. A Dra. Salime Farah, de família pioneira de União da Vitória e com cinco médicos, recebeu seu diploma pelas mãos do irmão, Dr. Fauzi Farah, que este ano está completando 60 anos de formado.

Seguindo a tradição
Na tradição de filhos médicos entregarem o Diploma aos pais, alguns dos homenageados tiveram a comemoração de forma múltipla. O radiologista Eduardo Zukovski, pioneiro de sua especialidade em Umuarama, esteve ao lado dos três filhos médicos – Candice, Taiza e Eduardo –, a exemplo do também radiologista Guido Alfredo Villavicencio Perez, de Curitiba, pai de Ricardo, Jean Roberto e Carlo Alessandro. Já a relação dos que têm dois filhos na profissão inclui os Drs. Keijiro Otta, Kazuhuko Yamamoto, Leopoldo Kajuo Soejima, Marcial Carlos Ribeiro, Mariza Helena Muarrek, Michederu Hatanaka e Lecy Ferreira Mattos.

Entre os homenageados, também, os hematologistas e hemoterapeutas Eurípides Ferreira e Fernando Lopes Martins, que compuseram a equipe que realizou há 36 anos, no Hospital de Clínicas da UFPR, o primeiro transplante de medula óssea no Brasil. O Prof. Ricardo Pasquini, que chefiava o serviço, foi homenageado pelos 50 anos de profissão em 2012. Foram foram reverenciados com o Diploma Sérgio Fonseca Tarlé, ex-presidente da Academia Paranaense de Medicina, e Aristides de Athayde Neto, que passa a presidir a mesma instituição a partir de novembro. Também integrou o grupo o ex-secretário Estadual de Saúde, Oscar Alves, formado pela PUCPR, especialista em ginecologia e obstetrícia e que reside em Londrina.

Ex-presidentes do Conselho
Os ex-presidentes do CRM-PR e membros-natos prestigiaram o evento do Dia do Médico. Duilton de Paola, Luiz Carlos Sobânia, Farid Sabbag, Luiz Sallim Emed, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, Hélcio Bertolozzi Soares, Gerson Zafalon Martins, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho e Maurício Marcondes Ribas, que estiveram à frente da instituição de outubro de 1983 a junho deste ano, se reencontraram na Solenidade. Dos ex-presidentes que ainda atuaram no período, Wadir Rúpollo é falecido e os Drs. Carlos Roberto Goytacaz Rocha e Alexandre Gustavo Bley não puderam comparecer.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios