29/04/2016
Associação dos Amigos vai lançar a campanha SOS/HC; CRM-PR é solidário à preservação do papel social da instituição
Em reunião realizada no último dia 26 de abril, na sede da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC), em Curitiba, a direção do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em breve histórico demonstrou as crônicas dificuldades pelas quais passa Instituição, agravadas nos últimos meses em decorrência do caos administrativo vigente no país. Fatores não só econômicos e de gestão, mas também de políticas de saúde e de medidas administrativas que vieram a impossibilitar o pleno desenvolvimento assistencial e educacional do HC/UFPR, constituem um cenário sombrio no que diz respeito aos atendimentos da população carente que só possui no Sistema Único de Saúde o necessário socorro às suas necessidades de recuperação da saúde.
Há três décadas a AAHC vem auxiliando economicamente e,em certos momentos, tem-se mostrada como a única mantenedora do pleno funcionamento do HC, que se constitui no maior hospital público do Paraná e um dos maiores de ensino do País. Pelo volume de pacientes que atende e pelas especialidades que disponibiliza – muitas delas pioneiras no país e na América do Sul – é o hospital-escola da UFPR. Ele foi fundado em agosto de 1961 e tem grande relevância na formação médica.
O encontro
Durante o encontro, a palestra do Prof. Dr. Flavio Daniel Saavedra Tomasich, que é superintendente do Hospital de Clínicas da UFPR e também da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, foi sucedida pelas manifestações do reitor da UFPR, Prof. Zaki Akel Sobrinho, do presidente da Associação dos Amigos do HC, o ex-ministro Euclides Girolamo Scalco, e do tesoureiro da instituição, Gerson Zafalon Martins. Vários representantes das classes profissionais se manifestaram na sequência, dentre eles o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Luiz Ernesto Pujol, prevalecendo o consenso de solidariedade à causa de subsistência do hospital em condições de melhor atender a população.
Das participações surgiram propostas visando estruturar ações políticas e jurídicas no sentido de viabilizar meios para que os problemas sejam solucionados de forma definitiva, a médio e longo prazos, permitindo o resgate total da funcionalidade do único hospital federal do Estado do Paraná.
Para o imediato socorro da Instituição, será lançada a Campanha SOS/HC junto à comunidade paranaense, especialmente aos médicos formados pela UFPR, com o intuito de angariar fundos através de doações que permitam a aquisição de insumos indispensáveis e inadiáveis à continuidade dos atendimentos aos doentes amparados pelo hospital e na formação qualificada dos acadêmicos de Medicina da UFPR.
Após ser representado por seu presidente na reunião, o Conselho Regional de Medicina do Paraná manifestou o seu apoio irrestrito à Reitoria da UFPR a à atual gestão do HC, no digno propósito de que o Hospital de Clínicas e todos os seus funcionários possam manter a sua respeitabilidade e o seu reconhecido e histórico papel social.
A Associação
A Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. O seu compromisso consiste em melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes, bem como o apoio ao desenvolvimento do corpo clínico e científico e na manutenção da infraestrutura do hospital.
“Somos movidos pelo desafio de auxiliar um Hospital público, 100% SUS e de referência como o HC, porque entendemos que todo cidadão tem direito à saúde e a serviços prestados de qualidade. Em nosso trabalho, buscamos sempre a transparência das nossas ações. Para isso, temos nossas contas revisadas e auditadas pela empresa UHY Moreira e Auditores. Além disso, publicamos nossos relatórios de atividades e o resultado das arrecadações e campanhas no site institucional e redes sociais. O apoio que recebemos da sociedade, empresas, órgãos públicos, associações de classe e entidades, são fundamentais para a continuidade das nossas ações e uma demonstração de reconhecimento e credibilidade pelo trabalho que desenvolvemos. Graças ao apoio desses parceiros, a Associação dos Amigos do HC providencia repasses de equipamentos, materiais, insumos e medicamentos para o hospital, beneficiando milhares de pacientes”.
Ao fazer a leitura da missão da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, o tesoureiro Gerson Zafalon Martins reitera a realização de vários projetos visando atender as diferentes demandas do Hospital. Os projetos são desenvolvidos dentro de áreas principais: Criança e Adolescente; Atenção ao Idoso; Defesa e Garantia de Direitos do Paciente; Melhorias na qualidade do atendimento e infraestrutura do Hospital, além de projetos específicos, conforme demanda. São mais de 10 mil colaboradores.
Serviço:
Saiba mais acessando o site www.amigosdohc.org.br.