24/05/2022

Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar varíola dos macacos no país

Medida anunciada pela pasta na segunda-feira (23) tem como objetivo elaborar plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença

O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos - vírus Monkeypox - no Brasil. A medida, anunciada pela pasta na noite de segunda-feira (23), tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

"Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país. A pasta encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença”, informou o Ministério da Saúde, em nota.

clique para ampliarclique para ampliarReunião virtual ocorreu na tarde de quinta-feira (26) (Foto: Reprodução)
Nesta quinta-feira (26), o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou reunião virtual com representantes da Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) e da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) para atualização sobre o tema. Pelo Conselho do Paraná, participaram do encontro o presidente Roberto Issamu Yosida, o vice-presidente Wilmar Mendonça Guimarães, o secretário-geral Luiz Ernesto Pujol e o tesoureiro Fábio Luiz Ouriques. Representando as Secretarias, estiveram presentes a Dra. Marion Burger, infectologista da SMS Curitiba, e as Dras. Elide Sbardellotto Mariano da Costa, Acácia Nasr e Paula Linder, da SESA. 

Atualmente, as recomendações são isolamento de pacientes suspeitos até a resolução das lesões de pele; rastreamento e monitoramento de contatos pelo período de 21 dias; e investigação de contatos retrospectivos. A notificação deve ser feita à Vigilância Epidemiológica Municipal: (41) 99117-0444 | urr@sesa.pr.gov.br | site do CIEVS.

ACESSE A COMUNICAÇÃO DE RISCO AQUI.

ACESSE O ALERTA CIEVS PR Nº 08 – 20/05/2022 AQUI.

DIRETRIZES LABORATORIAIS PARA DETECÇÃO E DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA VARÍOLA DO MACACO (OPAS/OMS)

INFORME SALA DE SITUAÇÃO MONKEYPOX (25/05/2022)

INFORME DIÁRIO SALA DE SITUAÇÃO NACIONAL DE MONKEYPOX (25/05/2022)

A vigilância de doenças com potencial para emergência em saúde pública é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Nacional), que atua de forma permanente, detectando informações 24 horas por dia.

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. 

No último sábado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa chamada Câmara Pox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. 

A medida de vigilância científica com consulta a especialistas é necessária, segundo o órgão, diante de casos de infecção registrados em países como Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, em maio deste ano.

Fonte: Agência Brasil, com CRM-PR (Atualizado em 27/05/2022 às 11h10)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios