08/06/2011

Ministério alerta profissionais de saúde sobre bactéria E.coli

Nota técnica divulgada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde orienta profissionais de saúde (da rede pública ou privada) a prestarem atenção a pacientes com histórico de viagem internacional, nos últimos 30 dias, principalmente à Alemanha; e que apresentem fortes cólicas abdominais e diarreia com sangue. Esses são os principais sintomas que surgem nas pessoas infectadas por um tipo mais agressivo da bactéria Escherichia coli (E.coli) - chamado E.coli enterohemorrágica.

Até o momento, não há registros de casos no Brasil. Em todo o mundo, houve o registro de mais de 1,8 mil casos de infecção pela bactéria, com 18 mortes, principalmente na Alemanha - de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda segundo a nota da secretaria, o serviço de saúde deverá coletar amostra de fezes do caso suspeito e encaminhar para a vigilância epidemiológica municipal ou estadual. As autoridades locais de saúde (Secretarias Estaduais e Municipais), além do próprio Ministério da Saúde, devem ser notificadas do caso suspeito em até 24 horas, por telefone, para que a investigação epidemiológica comece.

Nos casos suspeitos, está contraindicado o tratamento com antibióticos e antidiarreicos, medicamentos que podem agravar o quadro do paciente. O tratamento recomendado restringe-se a hidratação e medidas de suporte necessárias, conforme avaliação médica.

Segundo a OMS, a maioria dos casos ocorridos fora da Alemanha, incluindo os dois dos Estados Unidos, está vinculada a pessoas que estiveram no país europeu, especialmente no Norte, na região da cidade de Hamburgo. Mais informações no href="http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12716" target="_blank">site do Ministério da Saúde.



Fonte: Agência Saúde

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios