24/10/2017

Memórias Paraná reverencia 135 anos da história da Medicina

Projeto exalta nomes de 38 médicos, 10 deles com depoimentos expostos no Livro “Quem é Você?”

Personalidades médicas com depoimentos registrados no projeto de áudio e vídeo “Memórias Paraná” foram homenageadas na passagem do Dia do Médico de 2017 e também para marcar os 135 anos de história da Medicina paranaense, em evento realizado na tarde de sexta-feira, 20 de outubro, no Clube Curitibano, na Capital. O festejo incluiu o lançamento do livro “Quem é você?”, nomeando todos os 38 médicos e reunindo resumo de depoimentos de 10 deles como módulo inaugural.

O projeto Memórias Paraná tem a coordenação do jornalista Luiz Renato Ribas e apoio da Academia Paranaense de Letras, Clube Curitibano e Grupo Grpcom, tendo também o aval institucional do CRM-PR no capítulo de Medicina. Durante a tarde de autógrafos, boa parte dos médicos homenageados ou seus familiares estiveram no local, com a maioria se concentrando por volta das 18h, quando houve atividade solene e um brinde.

clique para ampliar>clique para ampliarMédicos homenageados na passagem dos 135 da história da Medicina. (Foto: CRM-PR.)

O Curitibano prestou reverência ao Dr. Júlio Raphael Gomel, ilustre sócio que realizou muitas edições no local do chamado jantar das estrelas, visando arrecadação de fundos para o Lar Bom Caminho, instituição fundada em 1972 para atenção a crianças abandonadas. Este trabalho social desempenhado por muitos anos pelo médico recebesse, em 2002, a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, honraria conferida pelo Conselho de Medicina do Paraná a profissionais com destacada atual em prol de causas sociais e humanitárias. Um dos filhos do Dr. Júlio Gomel, também detentor do Diploma de Mérito Ético do CRM, recebeu a placa alusiva. O médico faleceu em julho de 2016.

Moção de aplausos em diploma foi entregue pelo CRM-PR ao Dr. João Cândido Ferreira da Cunha Pereira, um dos primeiros a se inscrever na autarquia e que detém o número menor entre os médicos vivos, o 12. Aos 88 anos e 64 de formado, o Dr. João Cândido foi professor das três primeiras escolas médicas de Curitiba – UFPR, Católica e Evangélica. Em 2003 ele já tinha sido homenageado pelo Conselho na passagem do Jubileu de Ouro, recebendo o Diploma de Mérito Ético Profissional. Editor da Revista Arquivos e conselheiro por cinco gestões, o Dr. Ehrenfried Wittig fez a entrega do diploma.

Muitos dos médicos incluídos na obra de Luiz Renato Ribas já foram merecedores do Diploma de Mérito Ético do CRM, dentre eles o próprio Dr. Wittig, que ainda recebeu a Medalha de Lucas, Affonso Antoniuk, Bruno Maurizio Grillo, Demosthenes Mendes de Moraes Sarmento, Aristides de Athayde Neto, Jayme Zlotnik, João Batista Marquesini, João Batista Neiva, Francisco Miguel Roberto Moraes Silva, Ismael João André Lago, Ivan Fadel, Lauro Grein Filho, Ali Zraik, Mario Fernando de Camargo Maranhão, Valdir de Paula Furtado, Mario Machado Macedo e Helen Anne Butler Muralha, a primeira médica conselheira. A eles se somam, dentre outros, os ex-ministros da saúde Luiz Carlos Borges da Silveira e Alceni Guerra e Luiz Sallim Emed, presidente do CRM-PR de 1996 a 2003.

Confira aqui o vídeo da cobertura jornalística do evento, pela RPC.

João Cândido Ferreira

O médico João Cândido Ferreira da Cunha Pereira é neto do afamado Dr. João Cândido Ferreira (1864-1948), que ao lado do primo e cunhado Dr. Victor Ferreira do Amaral e Silva ajudou a fundar e sustentar a primeira Universidade do Paraná, contribuindo com a publicação de vasta obra bibliográfica na medicina nacional. Além de professor, também foi presidente da Sociedade de Medicina do Paraná e editor do periódico Paraná-Médico. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, o Dr. João Cândido ingressou na política bem jovem e era prefeito da Lapa, durante a Revolução Federalista, quando a cidade foi ocupada durante 27 dias pelas tropas maragatas.

O Dr. João Cândido Ferreira ocupa especial papel na história da Medicina paranaense em seus 135 anos, estando destacado na galeria de painéis da obra Pioneiros da Medicina Paranaense, de autoria dos Drs. Carlos Ravazzani e Iseu Affonso da Costa e que ocupa exposição permanente no prédio do CRM-PR.

Todos os depoimentos dos médicos podem ser conferidos aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios