10/12/2020
Bom Dia Paraná, da RPC, inclui homenagem aos profissionais falecidos em reportagem sobre o crescimento de casos da doença no Estado e o esgotamento dos leitos hospitalares
Ganhou ampla repercussão nos meios de comunicação e redes sociais o vídeo produzido pelo CRM-PR para homenagear os médicos vitimados pela Covid-19 no Paraná e também visando alertar a população sobre a necessidade de manter os cuidados de prevenção num momento de grande ascendência da doença. O clipe, de 1 minuto de duração, apresenta os médicos de linha de frente e os demais contaminados pelo vírus.
O Bom Dia Paraná, da RPC, incluiu a exibição do vídeo em seu programa desta quinta-feira
(10), quando ainda deu amplo destaque ao rápido crescimento dos casos de coronavírus e de ocupação
de leitos de UTI e enfermaria, inclusive com filha de espera de pacientes. Como a reportagem mostrou, na data havia 88% de
ocupação dos 1.090 leitos e ainda espera de vagas para 81 pacientes em enfermaria e outros 39 em terapia intensiva.
Também na quinta-feira, a RIC TV exibiu no RIC Notícias o vídeo produzido pelo CRM-PR, trazendo ainda entrevista
com o presidente da autarquia, Roberto Issamu Yosida, que comentou a situação vivida pelos profissionais médicos
que estão na linha de frente de combate ao vírus. A reportagem trouxe, ainda, depoimento de médico intensivista
que atua na capital, relatando as dificuldades do dia a dia e a exaustão das equipes.
O Maringá News, o Portal do (Angelo) Rigon também exibiu o vídeo, do mesmo modo que os Portais Bem Paraná, Tribuna do Paraná e ainda da Rádio BandaB, que também fez entrevista com o presidente do Conselho de Medicina, Roberto Yosida. O Portal D`Ponta, de Ponta Grossa, igualmente reproduziu o vídeo.
O vice-presidente do CRM-PR, Wilmar Mendonça Guimarães, concedeu entrevista ao Portal Catve-Com, de Cascavel, tendo destacado o elevado índice de contaminados entre os profissionais de saúde. O tema em destaque da reportagem com gravação em áudio e vídeo foi “Índice de médicos e enfermeiros mortos e infectados pela Covid-19 é alto no PR”, onde chama a atenção que todo cuidado é pouco para não se contaminar entre os profissionais que estão na linha de frente. Confira aqui.
O Portal G1 também apresentou, nesta quinta-feira (10), ampla reportagem com depoimentos de médicos paranaenses que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia e que foram contaminados. Um deles, de Maringá, fala sobre o drama de ter intubado dois colegas que acabaram morrendo. Confira aqui. A foto de chamada desta notícia foi publicada nas redes sociais pelo médico Francismar Prestes Leal, de Maringá, e reproduzida na reportagem do G1.