21/06/2011

Médicos participam de curso de planejamento financeiro

Iniciativa, que faz parte do Projeto de Educação Ética Continuada do CRM-PR, vai auxiliar profissionais na gestão de seus recursos



Focados na rotina da profissão, muitos médicos deixam de lado detalhes das suas vidas financeiras. Para sanar dúvidas a respeito de crédito, financiamento, investimentos e tributação, 87 participantes compareceram à sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), no dia 17 de junho, para curso gratuito sobre planejamento financeiro. A atividade faz parte do Projeto de Educação Ética Continuada do Conselho.


"Nós observamos que muitos médicos têm dificuldades em lidar com as suas finanças", contou a tesoureira do CRM-PR, a conselheira Roseni Teresinha Florencio, ao explicar como surgiu a ideia do curso. O objetivo do Conselho, de acordo com a tesoureira, é fornecer informações que ajudem o profissional a administrar seus recursos e a planejar com tranqüilidade a vida financeira, inclusive para garantir uma aposentadoria efetiva.


Para o vice-presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, o médico deve ter noções financeiras para tornar viável a profissão. "Ele não está à parte da sociedade e precisa de informações até para comprar um equipamento", exemplificou.


A primeira palestra da noite foi sobre impostos. A professora da FAE, contadora e consultora da Entec Contábil, Eunice Luz Cavalcanti, apontou diferenças entre os regimes tributários e citou exemplos de quais deles melhor se adaptam a cada profissional. De acordo com a especialista, na hora de escolher o regime o médico deve levar em consideração alguns aspectos, como despesas dedutíveis, para amenizar a "mordida do Leão" e também deve observar quando é melhor declarar como pessoa física ou jurídica. "O profissional liberal é tão focado na atividade-fim que acaba sofrendo com a carga tributária", avaliou.


Financiamento foi o assunto abordado pelo consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), André Fidelis Martins. Ele apresentou informações sobre projetos e estratégias de investimento e linhas de financiamento. "Todo profissional sonha em investir e precisa saber como e quando realizar o investimento", disse.


O gerente geral de agência da Caixa Econômica Federal, Sérgio Fernando Protz, explicou como funcionam investimentos como CDB e LCI, além de fundos de aplicação financeira. "É importante que os médicos decidam o seu destino financeiro e não deixem a tarefa somente a cargo do gerente de banco", afirmou. Sérgio Protz ainda mostrou um produto que pode ser utilizado pelos profissionais inscritos no CRM-PR e também pelos seus funcionários: o crédito Aporte Caixa, empréstimo com juros mais baixos e que usa como garantia um imóvel no nome da pessoa.



Mais independência


A médica Priscila Schneider participou do curso. Formada desde 2001, ela acha importante aprender mais a respeito de finanças. "Hoje, sou guiada pelo gerente do banco para investir. Seria melhor depender um pouco menos", afirmou. Já para Haroldo Israel Nunes Pinheiro, médico desde 1986, a iniciativa também aproxima mais o profissional do CRM-PR.



Novos cursos

Os médicos que querem ampliar os conhecimentos financeiros terão ainda outras oportunidades oferecidas pelo Conselho. De acordo com a conselheira Roseni Teresinha Florencio, outros cursos serão programados. "Esse foi o primeiro módulo. Vamos levantar outros assuntos que mais interessam aos médicos para aprimorar o projeto", finalizou.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios