27/12/2016

Médicos conclamados a cooperar com nova fase da vacina contra dengue

Reuniões de conscientização de profissionais começam em janeiro e imunização em fevereiro. População terá acesso também à primeira dose de forma gratuita

A segunda fase do programa de vacinação contra a dengue será realizado entre a segunda quinzena de fevereiro e a segunda de março de 2017, sob a expectativa de contemplar maior número de pessoas nos 30 municípios determinados como prioritários. Também será a oportunidade derradeira para que a população tenha acesso à primeira dose. Na primeira fase, entre 13 de agosto e 24 de setembro, a campanha imunizou aproximadamente 200 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos com idade entre 9 e 44 anos, o que representou a metade da meta fixada.

O baixo desempenho teve como principais fatores as errôneas informações obtidas ou disponibilizadas à população, quanto a eventuais riscos de reações secundárias graves a uma nova vacina, e também a baixa aderência dos médicos e das equipes de saúde em fornecerem argumentos técnico-científicos que demonstrassem a necessidade da vacina e desmistificassem os entendimentos popularescos sobre possíveis malefícios da vacina contra a dengue.

Para superar tais dificuldades na segunda fase e também como forma de incentivar o acesso à primeira dose, a Secretaria Estadual de Saúde e as instituições representativas dos médicos ‑ do Conselho Regional de Medicina e da Associação Médica do Paraná – firmaram compromisso de promover ações voltadas a engajar na campanha os médicos e demais profissionais de saúde. Assim, no primeiro bimestre de 2017 serão realizadas reuniões voltadas a bem informar, sensibilizar e capacitar médicos e equipes de saúde dos quatro polos regionais dos municípios onde a doença tem sido mais prevalente, conforme demonstrado por estatísticas sobre número de doentes por faixa etária, agravamentos, hospitalizações e óbitos.

Encontros de conscientização

A campanha denominada de “Conscientização de vacina da dengue” tem a coordenação do Setor de Epidemiologia da SESA, sendo que o próprio laboratório produtor da vacina auxiliará na execução do projeto nesta sua fase, tendo disponibilizado aos médicos, em seu site, palestras online e todas as informações técnicas pertinentes à vacina DengVaxia.

O cronograma prevê reuniões para capacitação sobre a vacina da dengue nos dias 28 de janeiro, em Londrina, com alcance para os polos de Cornélio Procópio e Jacarezinho; 4 de fevereiro, em Foz do Iguaçu, com alcance para Cascavel e Toledo; 11 de fevereiro para Paranaguá; e 18 de fevereiro, em Maringá, com extensão para profissionais de Umuarama e Paranavaí. No 17.º Encontro da Diretoria e dos Diretores das Delegacias Regionais do CRM-PR, realizado em 10 de dezembro, foi firmado compromisso de engajamento na mobilização.

Luiz Ernesto Pujol, presidente do Conselho de Medicina, reitera que, juntamente com a AMP, a instituição se propõe “a motivar todos os médicos a indicarem, conscientemente, a participação de sua clientela, na faixa etária dos 9 aos 45 anos, assim como todos os demais profissionais da saúde a terem a mesma atitude frente à segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Dengue em nosso Estado, pois a população, mesmo que não usuária do SUS, tem direito à vacina disponibilizada pela SESA”.

A programação dos eventos e informações de como participar serão divulgadas tão logo sejam fornecidas pela SESA. Saiba mais sobre a vacinação. Clique aqui.

Importante

São necessárias as aplicações das três doses, com intervalo de seis meses entre elas, para que seja alcançada a esperada eficácia. A imunização começa a partir da primeira dose, que protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da dengue. Contudo, não imuniza contra os vírus chicungunya e zika.

São contraindicações: pessoas que são alérgicas (hipersensíveis) aos princípios ativos ou qualquer outro ingrediente da Dengvaxia®, pacientes que desevolveram alguma reação alérgica após administração prévia, gestantes e crianças com menos de 9 anos não podem ser vacinadas e a Dengvaxia® não deve ser administrada com nenhuma ouitra vacina.

Estatísticas do segundo semestre

Agosto/2016 a 20/12/2016
319 casos confirmados
280 casos autóctones
39 importados

Serviço:

http://www.sanofipasteur.com.br/

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios