03/10/2022
Luciano Ducci foi reeleito para mais quatro anos e terá a companhia de Beto Preto, ex-secretário da Saúde. Tercílio Turini, de Londrina, foi reeleito para Assembleia, onde também vai assumir o Dr. Antenor, de Guarapuava
Pleito realizado no dia 2 de outubro teve quatro médicos eleitos no Paraná, dois para integrar a Câmara Federal e outros dois para a Assembleia Legislativa do Estado. Ex-prefeito de Curitiba, o pediatra Luciano Ducci (CRM-PR 7.673) foi reconduzido para o legislativo federal. O candidato do PSB terá agora a companhia do colega médico do PSD, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, ex-prefeito de Apucarana e que em abril deste ano deixou o cargo de Secretário Estadual de Saúde. O Paraná conta com 30 vagas na Câmara.
O médico Tercílio Luiz Turini, que já foi prefeito de Londrina, foi reeleito para mais um mandato no legislativo estadual, também pelo PSD. Antenor Gomes de Lima, o Dr. Antenor, chega pela primeira vez à Alep. Foi eleito pelo PT. Ele foi vereador de Guarapuava opor três mandatos e também concorreu ao executivo local em 2012 e 2016.
São 54 as vagas na Assembleia, sendo que duas delas vêm sendo ocupadas por médicos: o Dr. Tercílio e Manoel Batista da Silva Júnior, o Dr. Batista, candidato pelo União e que fica nas primeiras suplências, com expressiva votação, assim como as obtidas por Leônidas Fávero Neto, o Dr. Leônidas, do Cidadania e que é de Paranavaí; Maria Letícia Fagundes, do PV, vereadora de Curitiba; e José Carlos Sahagoff Raad, o Dr. Zeca, do União e que representa a região de Ponta Grossa.
No Paraná, ao todo, 1.535 candidatos estavam habilitados a serem votados. Entre os médicos, 14 concorreram ao legislativo federal e outros 14 ao legislativo estadual, além de Carlos Eduardo Saboia Gomes, o Dr. Saboia, que concorreu pelo PMN ao Senado Federal.
O Conselho de Medicina dirige congratulações a todos os candidatos eleitos no Paraná, em especial os com origem na formação médica, desejando a todos pleno êxito em sua missão de representatividade em prol da coletividade.