22/12/2022
José Américo Penteado de Carvalho, formado em Medicina pela UFPR, mantém seu registro ativo no CRM-PR, que prestigiou a sua posse. Também irmão de médicos, foi premiado duas vezes em concurso de monografia sobre ética médica
O promotor de Justiça José Américo Penteado de Carvalho é o mais novo integrante do quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Foi nomeado pelo quinto constitucional do Ministério Público do Paraná (MPPR), ocupando a nova cadeira criada em razão da aprovação da instalação de duas novas câmaras julgadoras na corte paranaense, em abril deste ano. A posse ocorreu em 16 de dezembro em solenidade conduzida pelo presidente do judiciário paranaense, desembargador José Laurindo de Souza Netto.
Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia de posse, representando o governo do Estado, Ministério Público, OAB-PR, Associação de Magistrados do Paraná (Amapar), Escola Judicial do Paraná (Ejud), AMPM, Defensoria Pública e também o Conselho Regional de Medicina do Paraná. O presidente e o secretário-geral do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida e Luiz Ernesto Pujol, acompanharam a solenidade como convidados do novo desembargador, que também é formado em Medicina, mantém seu CRM ativo (n° 14.709) e conta com outros familiares atuando na profissão, incluindo os irmãos Luiz Antonio Penteado de Carvalho (CRM-PR 7.925), ortopedista atuante em Guarapuava; e Álvaro Penteado de Carvalho (CRM-PR 8.864); além do sobrinho Henrique Penteado de Carvalho (25.317, ortopedista atualmente atuando em Natal (RN). Uma das irmãs do Des. José Américo Penteado de Carvalho, a procuradora de Justiça do MPPR Eliane Maria Penteado de Carvalho Hoffmann, prestou-lhe homenagem durante a sessão solene.
O novo desembargador formou-se em Direito pelas Faculdade de Direito de Curitiba em 1993 e, no ano seguinte, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou no Ministério Público ainda em 1994, tendo passado pelas comarcas de Irati, Barracão, Antonina, Capanema, Palmas, Telêmaco Borba, Cascavel e Curitiba, onde atuou na 6ª Vara Criminal e nas Promotorias de Justiça Cível e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. José Américo integrou ainda a diretoria da Promed como diretor de Planejamento.
Fez especialização em Direito Sanitário e pós-graduação e especialização em Direito, além de mestrado em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (Clássica) e doutorado pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Foi professor de Direito Penal da Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC). Por duas vezes recebeu premiação do CRM-PR ao participar do Concurso de Monografia de Ética Médica. Em 1993 ele foi premiado em segundo lugar e, em 2000, foi o vencedor do certame.