20/03/2023
Doutor Hipi, como é conhecido, nasceu na Alemanha e é filho do pioneiro rondonense Friedrich Rupprecht Seyboth, também médico e que fundou o primeiro hospital. Data da entrega da comenda será marcada
O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão da última segunda-feira (20), a concessão de título de “Cidadão Honorário do Município” ao médico Dietrich Rupprecht Seyboth (CRM-PR 3.616), popularmente conhecido como “Doutor Hipi”.
O Projeto de Decreto Legislativo n° 3/2023 é de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca) e Arion Nasihgil.
Segundo eles, a homenagem é o reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo médico à comunidade rondonense. “Trata-se de pioneiro destas terras, vivenciando e sendo importante propulsor de diversos investimentos, empresas e atividades que contribuem diretamente com este Município, até os dias atuais”, justificaram Juca e Arion.
A data para a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário ainda será definida.
Nascido na Alemanha em 28 de outubro de 1945, o Doutor Hipi chegou à antiga Vila de General Rondon, com a família, em 1952.
É filho do casal de pioneiros Friedrich Rupprecht Seyboth (CRM-PR 641) e Ingrun Klagges Seyboth, que implantaram o primeiro hospital na região, que na sequência se tornou o Hospital e Maternidade Filadélfia. A estrutura, que se encontra na Rua Mato Grosso, área central de Marechal Cândido Rondon, ainda é utilizada.
O Doutor Hipi formou-se em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo), Campus de Ribeirão Preto, em dezembro de 1972. Fez residência médica em Anestesiologia e pós-graduação em Emergência Médica e Gestão de Bancos de Sangue.
Regressou ao município rondonense em 1974, onde atendeu por 50 anos como médico a milhares de pacientes. Entre outros locais, trabalhou como médico generalista e anestesiologista nos Hospitais Marechal Cândido Rondon e Filadélfia, tendo atuado também como sócio-administrador de ambas as empresas, além de participar do quadro societário de outras.
No ano passado (2022), em meios aos festejos do Dia do Médico, o Dr. Hipi recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional, conferido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em virtude do exercício de medicina ética por cinco décadas, sem qualquer conduta que o desabonasse, contribuindo para reforçar a elevada determinação profissional e atuação em benefícios dos cidadãos do Oeste do Paraná.
O Doutor Hipi é o membro mais antigo do Lions Club Marechal Cândido Rondon, onde tem participado ativamente de ações sociais em prol de entidades. Ele é casado com Maria Carolina Rossi Hildebrand Seyboth. O casal tem os filhos Ana Carolina, Ricardo, Ana Cecilia e Eduardo. Eles são avós de sete netos. Ricardo Hildebrand Seyboth também é médico (CRM-PR 28.509) e seguiu a mesma especialidade do pai.
Fonte: Jornal O Presente, de M. C. Rondon, com informações do CRM-PR.