11/04/2014

Medicina perde o Prof. Atlântido Borba Côrtes

Médico faleceu na quinta, 10, aos 102 anos, e sepultamento ocorre às 14h desta sexta-feira, dia 11 de abril. O CRM-PR também registra com pesar o falecimento do Dr. Renato Ribas de Macedo, de 79 anos

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Atlântido em 2011, tendo ao lado a esposa, D. Mariquinha. (Foto: CRM-PR)

O Prof. Atlântido Borba Côrtes (CRM 35) faleceu nesta quinta-feira (10) em Curitiba, aos 102 anos de idade. O corpo está sendo velado na capela 2 do Cemitério São Francisco de Paula, onde será sepultado às 14h desta sexta, 11 de abril. Ele estava internado no Hospital Sugisawa. Deixa viúva D. Maria Constantina Faria Cortes, com quem estava casado há 76 anos. Também nesta quinta faleceu o médico Renato Ribas de Macedo (CRM 796), com sepultamento às 11h desta sexta no mesmo Cemitério Municipal. Dr. Renato, formado em 1958 pela UFPR, tinha sido homenageado pelo Jubileu de Ouro em 2008.

O vasto currículo do Prof. Atlântido inclui a presidência da Associação Médica do Paraná e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, além de compor o primeiro quadro de conselheiros eleitos para o CRM-PR, há 56 anos. Deixa legado de trabalho em prol da Medicina, do ensino e das instituições representativas da classe médica paranaense. Era irmão do também médico Dr. Hélenton Borba Côrtes (CRM 724) e do advogado e deputado estadual e federal Divonzir Borba Côrtes, um dos fundadores da Faculdade de Direito de Curitiba), também falecidos.

Nascido em 22 de outubro de 1911, na Capital, desde 1929 era acadêmico-interno da Santa Casa de Misericórdia, graduando-se em Medicina pela UFPR em 1934, quando já deu início às atividades didáticas. Em 1936, passou em concurso para médico do Exército, o que mais tarde lhe possibilitou ser condecorado com a Medalha Esforço de Guerra pelo Governo Brasileiro. Foi diretor do Departamento de Clínica Médica e Diretor da Faculdade de Medicina da Federal, sendo ainda vice-reitor. Foi homenageado por 17 turmas de formandos de Medicina, duas delas como patrono. Membro fundador da Academia Paranaense de Medicina, ainda foi fundador da Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas e por três mandatos presidiu a Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Por ocasião do Dia do Médico de 2011, várias homenagens foram feitas ao Dr. Atlântido, inclusive no Conselho de Medicina, onde foi representado pela esposa. Dias depois, em 29 de outubro, o então conselheiro Ehrenfried Wittig fez visita ao ilustre professor, de quem também foi aluno. Na oportunidade, o casal fez a doação de parte de seu acervo de livros, objetos e documentos, incluindo a tese “Alguns aspectos do bócio endêmico”, que em 1949 garantiu o primeiro lugar ao médico como Professor Catedrático de Clínica Médica. O acervo foi incorporado ao Museu da História da Medicina do Paraná.

Dr. Renato Ribas de Macedo

Dr. Renato faleceu no Hospital Santa Cruz nesta quinta, aos 79 anos, deixando viúva D. Genezil Mendes Ferreira. Formado em 17 de dezembro de 1958 pela Universidade Federal do Paraná. No Dia do Médico de 2008 ele foi distinguido pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade de forma exemplar.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios