13/07/2017
Corpo do membro da Academia de Medicina e ex-conselheiro do CRM-PR está sendo velado no Água Verde e será sepultado às 17h desta quinta (13)
A medicina paranaense perdeu esta semana mais um de seus grandes expoentes éticos e propagador de conhecimento. Faleceu na noite de quarta-feira (12) no Hospital Sugisawa, em Curitiba, o Prof. Dr. Affonso Coelho (CRM 1243), acadêmico titular da Academia Paranaense de Medicina. O eminente médico, que era casado com D. Mary Grace de Figueiredo Coelho, completaria 80 anos no próximo dia 21 de agosto. O corpo está sendo velado na Capela 2 do Cemitério do Água Verde, onde ocorre o sepultamento às 17h desta quinta-feira (13).
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com profundo pesar o falecimento do Prof. Affonso Coelho, expressando suas condolências aos familiares e amigos. O médico fez parte do corpo de conselheiros do CRM-PR por duas gestões: de 1968 a 1973 e 1978 a 1983. Em 2012, recebeu do conselho de classe o Diploma de Mérito Ético-Profissional, honraria que alcança os médicos que completam 50 anos de formados com histórico exemplar na atividade.
Natural de Lages, Santa Catarina, o Dr. Affonso Coelho formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1962, tendo logo em seguida se especializado em anatomia patológica pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro e, também, fez residência no Serviço de Anatomia Patológica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. De 1967 a 1972 tornou-se auxiliar de ensino na Faculdade de Medicina do Norte do Paraná, e na Universidade Católica, sendo logo depois aprovado em concurso da Federal do Paraná para professor assistente da cadeira de Patologia Geral. Na sequência, assumiu como Livre Docente e Doutor em Ciências na Universidade Federal de Santa Catarina.
Em 1977, passou a Professor Titular responsável pela Cadeira de Anatomia Patológica do Setor de Ciências da Universidade Federal. Aposentou-se em 1992. Em 2012, além da homenagem que recebeu do CRM-PR, também mereceu distinção especial da Universidade Federal pelos 50 anos de sua formatura e seu Jubileu de Ouro Profissional. Ainda foi professor de Patologia na Escola de Enfermagem Madre Leonie da PUCPR. Monitor, Instrutor de Ensino, Instrutor voluntário tanto na Universidade Católica quanto na Universidade Federal.
Trabalhos publicados e títulos
Quando de sua elevação a acadêmico titular, a Academia de Medicina fez publicar dados complementares de seu currículo, que reproduzimos abaixo.
Como reconhecimento pelos seus trabalhos em Anatomia Patológica recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Kellogg, da Universidade de Maryland nos Estados Unidos. Por uma concessão especial desta Universidade fez cursos de especialização nos três anos em que lá estudou: “Fellow in Pathology”, “Fellow in Forensic Pathology”, “Fellow in Orthopaedic Pathology”. Obteve Título de Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologistas da Associação Médica Brasileira e Título de especialista em Citopatologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia da Associação Médica Brasileira.
Publicou mais de 25 trabalhos originais em revistas médicas nacionais e internacionais, além de 10 capítulos de livros e mais de 15 capítulos em parceria com outros autores. Apresentador de mais de 160 temas livres em congressos nacionais e internacionais, e também como participante de mesas-redondas, como apresentador, comentador e debatedor.
Ministrou aulas de Anatomia Patológica em Cursos para Título de Especialista em diversas disciplinas em Universidades. Na Universidade Federal do Paraná, também foi Membro de Comissão de Residência Médica, da Congregação da Faculdade de Medicina, Membro do Colegiado do Curso de Pós Graduação e Orientador de mestrandos em Medicina Interna. Mais de 35 participações em bancas examinadoras para concessão de Título de Professor Titular, Professor Assistente, Professor Auxiliar, de Especialistas, de Livre Docência, de Cursos de Graduação e de Concursos nas Universidades. Durante sua vida acadêmica, praticamente a cada ano era homenageado pelos formandos em Medicina, inclusive como Paraninfo ou Patrono.
Recebeu o Título de Alta Qualificação Científica concedido pelo Conselho de Ensino e Pesquisa para efeito de inscrição no concurso de Professor Titular do Departamento de Patologia Médica, Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal. Homenagem do Hospital de Clínicas pela Dedicação na Formação de Médicos. Reconhecimento e agradecimento pela Dedicação, Respeito e espírito Associativo da Associação Médica do Paraná. Homenagem no Centenário da Universidade do Paraná aos luminares médicos do Setor de Saúde. E, mesmo aposentado, continuou como participante ativo em Congressos Médicos e atividades relacionadas à Patologia.