14/05/2016

Medicina enlutada: Prof. Milton Ferreira do Amaral

Filho do fundador da UFPR, ele faleceu no ano de seu centenário e de 77 anos de formado

clique para ampliar>clique para ampliarMilton Ferreira do Amaral, 98 anos, é filho de Victor Ferreira do Amaral, um dos fundadores da Universidade do Paraná, que viria a se tornar a UFPR. (Foto: Rodrigo Juste Duarte)

O médico e professor Milton Ferreira do Amaral (CRM-PR 116) faleceu na noite de sexta-feira (12) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Este ano ele comemoraria o centenário de nascimento e também de 77 anos de graduação em medicina, com especial homenagem na solenidade do Dia do Médico de outubro, que será mantida. O corpo está sendo velado na Reitoria da Universidade Federal do Paraná até às 16h, com o sepultamento marcado para 17 horas no Cemitério São Vicente de Paula (Municipal de Curitiba).

Filho do eminente médico e professor Victor Ferreira do Amaral, fundador da UFPR, ele fazia parte de uma família de médicos, tendo inclusive dois filhos que seguiram seus passos na medicina - Drs. Victor Neto e Dra. Vivian.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná expressa seu profundo pesar pela perda do profissional - que em 1988 recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de histórico exemplar - e se alinha à corrente de conforto aos familiares e amigos.

Nascido em Curitiba no dia 21 de outubro de 1916, o Dr. Milton e o irmão Victor Filho (1904-1992) seguiram os passos do pai Victor Ferreira do Amaral (1862-1953) na Medicina. O Dr. Milton formou-se em medicina no Rio de Janeiro em 1938, construindo sua carreira no Paraná e tendo destacada atuação na docência e na representatividade da profissão, a exemplo do irmão, que foi conselheiro do CRM em 1963.

Em 21 de março de 2014 o Dr. Milton recebeu a Comenda Victor Ferreira do Amaral, uma das principais reverências da Universidade Federal do Paraná àqueles que construíram a sua história. Um pouco da história de quem empresta o nome à comenda pode ser conferida nesta matéria da Gazeta do Povo.

O presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, expressou o seu pesar e disse que a Medicina perdeu um de seus grandes nomes, mas que seu seu exemplo ético e de perseverança deve espelhar as novas gerações. O dirigente destacou que estavam sendo feitos os preparativos para a homenagem do centenário do nascimento. O médico estava muito bem de saúde até recentemente, sendo que se fez presente na homenagem de março de 2014 e deu depoimento que pode ser conferido neste vídeo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios