09/11/2015

Medicina enlutada: Dr. Lauro Grein Filho

Era presidente da Cruz Vermelha do Paraná e integrava Academias de Medicina e de Letras e Sobrames

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Lauro Grein Filho (Foto: Divulgação)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com profundo pesar o falecimento do médico e escritor Lauro Grein Filho (CRM 744), ocorrido nesta segunda-feira (9) em Curitiba, solidarizando-se com familiares e amigos. Presidente da filial do Paraná da Cruz Vermelha Brasileira, o Dr. Lauro Grein era natural de Rio Negro e tinha completado 94 anos em 9 de agosto último. O corpo será velado a partir das 15h no auditório do Hospital Cruz Vermelha. O horário do sepultamento ainda não foi confirmado.

Formado em 1943 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, ele seguiu já no ano seguinte para o Rio de Janeiro, então capital federal, onde se especializou em cirurgia geral no Hospital Miguel Couto, em ginecologia na Santa Casa da Misericórdia e, em 1960, em otorrinolaringologia. Em 1967 ele foi eleito presidente da Cruz Vermelha no Paraná, instituição que sediou o primeiro pronto-socorro de Curitiba e que em 1947 fundou o Hospital que hoje se constitui num dos principais centros médicos do Estado.

Lauro Grein Filho também era acadêmico titular da Academia Paranaense de Medicina, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, ocupante da cadeira 31 da Academia Paranaense de Letras e também componente do Centro de Letras do Paraná, do qual foi presidente no período de 1991 a 1993. Da União Brasileira de Trovadores recebeu medalha de ouro, sendo que as suas muitas condecorações incluem a Cruz da Alta Distinção da Cruz Vermelha Brasileira, a Gran Cruz de Cavaleiro da Ordem Soberana de Malta e a Medalha de Mérito do Ministro do Trabalho e Previdência Social, além do Diploma de Mérito Médico Nacional da Federação Brasileira das Academias de Medicina pelas contribuições científicas para os avanços da Medicina.

Entre as obras do médico e escritor destacam-se Hora de Lembrar, Fatos que ficaram, José Pereira de Macedo, AIDS, Coisas Nossas, Luzes da Memória, Painel de Realidades e 80 Crônicas de um tempo. Durante muitos anos manteve coluna semanal no jornal Gazeta do Povo. Em 1994 ele recebeui o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR, ao completar 50 anos de exercício da atividade cumpridos de forma exemplar. Dr. Lauro também foi um dos fundadores da Associação dos Hospitais do Paraná, no início dos anos 1970.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios