27/12/2015
Um dos grandes expoentes da Ortopedia e Traumatologia, seu nome também era referência no turfe paranaense
Um dos grandes nomes da história da ortopedia e traumatologia no Paraná, o médico e professor Aramys Bertholdi (CRM 512) faleceu no domingo (27) no Hospital São Vicente, em Curitiba, devido a complicações após sofrer AVC isquêmico. Ele tinha 87 anos e era casado com D. Maria José Bertholdi. O corpo foi velado na capela Rubi, da Vaticano, e sepultado às 15h desta segunda-feira (28) no Cemitério São Francisco de Paula (Municipal).
Aramys Bertholdi também tinha estreita ligação com o turfe paranaense, tendo sido presidente do Jockey Club, conceituado criador e ainda emprestado seu nome para inúmeras provas disputadas no hipódromo do Tarumã. Em 1996 ele foi distinguido com o título de “Vulto Emérito de Curitiba”, e em 2005 recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR, ao completar os 50 anos de formado com histórico exemplar na atividade.
Ainda antes de se graduar em Medicina pela UFPR, em 1955, o Dr. Aramys já fazia parte da equipe da Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia e foi chamado a integrar a Clínica Ortopédica do Hospital de Clínicas, juntando-se a professores como Heinz Rücker Munir Nasser e Antonio Osny Preuss. Em sua obra “História da ortopedia na Universidade Federal do Paraná”, o Prof. Antonio Osny Preuss relata o pioneirismo, o entusiasmo da equipe, a expansão da residência e até o primeiro atendimento da equipe da Cátedra de Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopédica no HC, feito a um jovem de 18 anos e até registrado em foto.
O médico e professor fazia parte da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) – Regional do Paraná. Era contemporâneo de outros renomados médicos, como os Drs. Farid Sabbag, Wadir Rúpollo, Carlos Augusto Moreira, Frank Ogatta, Mário Lins Peixoto e Alberto Accioly Veiga. O Conselho de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. Aramys e apresenta suas condolências aos familiares e amigos.