06/11/2016
O pioneiro da reumatologia no Paraná tinha 95 anos, 50 dos quais dedicados à formação de médicos na UFPR
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. Acir Rachid (CRM 388), ocorrido na noite de domingo (6), em sua residência. O corpo está sendo velado no Cemitério Parque Iguaçu, onde será sepultado às 17h desta segunda-feira (7). Natural de Campo do Tenente, embora registrado em Rio Negro, ele tinha completado 95 anos em 20 de julho último. Especialista em reumatologia e clínica médica, era pai do também médico Dr. Acir Rachid Filho. Era casado com D. Alda Costa Rachid.
O Dr. Acir Rachid graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1945. Foi sócio-fundador da Sociedade Paranaense de Reumatologia, há 45 anos, e também seu primeiro presidente. Também presidiu a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de 1972 a 1974. Além de sua imensa contribuição à sociedade como clínico geral e reumatologista, teve importante papel no meio acadêmico, ajudando na formação de grande número de médicos. Por meio século foi professor da área de Clínica Médica da UFPR, alcançando o título de Professor Catedrático.
Em 1996, o CRM-PR conferiu ao Dr. Acir Rachid o Diploma de Mérito Ético-Profissional, por ter completado 50 anos de exercício da atividade de forma exemplar. Ele parou de atuar na profissão em julho de 2009. Ele fazia parte do primeiro grupo de médicos paranaenses a se inscrever no CRM-PR. A grande contribuição à Medicina incluía a publicação de inúmeras obras, incluindo o livro “Reumatologia Pediátrica”.
Em reconhecimento a esse trabalho, o Dr. Rachid emprestava o nome ao Prêmio anual da Sociedade Paranaense de Reumatologia, que há cinco anos, na passagem de 40 anos de sua fundação e dos 90 do eminente professor, prestou-lhe merecida homenagem. Em 2010, durante o congresso da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia, foi uma das seis personalidades mundiais distinguidas com o título de “Maestro da Reumatologia Panlar”. O Dr. Rachid também era acadêmico emérito da Academia Paranaense de Medicina.