12/01/2010

Médica Zilda Arns morre em terremoto no Haiti

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann.
Ela faleceu no forte href="http://g1.globo.com/Noticias/0,,LTM0-5597-4513,00.html" target="_blank">terremoto que abalou o Haiti nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada nesta manhã pelo gabinete do senador Flávio José Arns, sobrinho de Zilda, em Curitiba.

No ano passado, a médica pediatra foi homenageada pelo CRMPR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional e Estatueta da Medicina, por ter completado 50 anos de formada com atenção aos princípios hipocráticos, mas não pôde comparecer à solenidade, tendo a honraria sido entregue ao seu filho, Nelson. A fundadora da Pastoral da Criança já havia sido reverenciada anteriormente pelo Conselho, em 2000, quando recebeu a "Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Ético" pelo seu trabalho social e humanitário.

Com reconhecida ação em prol de causas humanitárias, Zilda viajou para o Haiti no domingo (10) e realizaria uma palestra às 10h desta quarta-feira (13) na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira (14), teria um encontro com representantes de ONGs e, no dia seguinte, com o arcebispo de Porto Príncipe. O retorno estava marcado para sábado (16).

De acordo com o Exército, o terremoto matou ao menos quatro militares brasileiros que servem na força de paz da ONU no país caribenho. Os militares mortos são do 5.º Batalhão de Infantaria Leve sediado em Lorena, interior de São Paulo. Ao menos outros cinco militares brasileiros ficaram feridos. O Brasil, que lidera as tropas de paz da ONU no Haiti, participa da Minustah com 1.266 militares. O contingente total da missão é de 9.065 pessoas, sendo 7.031 militares, segundo dados de novembro.


Zilda Arns

Nascida em Santa Catarina, mas residindo em Curitiba desde a infância, Zilda Arns Neumann tinha 75 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Zilda dedicou-se sempre ao trabalho voluntário, que lhe valeu inúmeras homenagens e prêmios. Era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Atualmente, dividia seu tempo entre os compromissos das pastorais, a CNBB e CDES.

Saiba mais sobre Zilda Arns clicando href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Zilda_Arns" target="_blank">aqui.


Acesse o site do CFM e leia notícia publicada no portal: href="http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp" target="_blank">Conselho Federal de Medicina lamenta óbito de Zilda Arns Neumann

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios