10/02/2023

Médica Hi Kyung Ann é cidadã honorária de Cascavel, onde participou do primeiro transplante renal

Nascida na Coreia do Sul, de onde emigrou criança, a nefrologista formou-se em 1979 pela UEL e tem destacado histórico em prol da Medicina do Paraná. Foi delegada do CRM-PR por mais de 16 anos

A médica Hi Kyung Ann (CRM-PR 7.078) recebeu o título de cidadã honorária de Cascavel (PR), em solenidade realizada na Câmara Municipal na quinta-feira (9). A cerimônia foi prestigiada por lideranças locais, colegas de profissão, integrantes da sociedade civil e familiares.

Especialista em clínica médica e nefrologia, a Dra. Hi Kyung Ann é natural da Coreia do Sul e chegou ao Brasil em 1967, ainda criança, residindo em São Paulo. Foi primeira aluna coreana de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também do país. Ingressou em julho de 1973, tendo se formado em meados de 1979. Está registrada no CRM-PR desde julho de 1980.

clique para ampliarclique para ampliarSolenidade na Câmara Municipal de Cascavel. (Foto: Divulgação)

A médica chegou em Cascavel, no Oeste paranaense, em 1984. No ano seguinte já participou da primeira cirurgia de transplante renal do Oeste do Paraná. De acordo com a proposição do título, a Dra. Hi Ann “conquistou a honraria por conta dos valorosos serviços prestados no desenvolvimento tecnológico e científico da Medicina no Município e pelo cuidado e zelo pela proteção da vida de centenas de pessoas em vários anos dedicados à profissão”.

A proposta de cidadania honorária partiu do vereador Serginho Ribeiro e outorgada pelo Decreto Legislativo n° 74, de 2022. Na solenidade, a médica esteve acompanhada do marido Ivo Antonio BIlli Filho e de outros familiares, que prestigiaram a cerimônia juntamente com amigos, outras lideranças políticas e também da classe médica local.

O diretor da Representação Regional do CRM-PR em Cascavel, Dr. Fabio Scarpa, esteve presente, a exemplo do presidente da Associação Médica de Cascavel, Dr. Jesus Viegas; do secretário municipal de saúde, Dr. Miroslau Bailak; da diretora da 10ª Regional de Saúde, Dra. Lilimar Mori; dos diretores do Centro Médico Gastroclínica, Drs. Tomaz Tanaka e Univaldo Sagae; do diretor da Master Clínica, Dr. Milton Tanaka; do diretor administrativo do Hospital São Lucas, Dr. Ildemar Canto; do diretor da Renaclin, Dr. Maurício Amaral; e a reitora da FAG, Jaqueline Gurgacz Ferreira, dentre outras personalidades locais.

De Curitiba, o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, dirigiu cumprimentos à nova cidadã honorária de Cascavel e destacou o seu relevante papel em defesa da saúde da população e da valorização da profissão médica, com muitos anos dedicados às ações da Regional do CRM-PR na região.

Trajetória da médica

Confira o histórico da médica homenageada, apresentado pelo proponente do título de cidadania honorária:

clique para ampliarclique para ampliarDra. Hi foi a primeira coreana a se formar na UEL. (Foto: Divulgação)

“Há mais de 38 anos Hi Ann trabalha na cidade e luta para manter a oferta do transplante renal em Cascavel, que completa 37 anos e se confunde com a própria história em nosso município. Sobre os olhos e cuidados da Dra. Hi, mais de 350 transplantes foram realizados e centenas de vidas foram salvas.

Hi Kyung Ann nasceu na cidade de Incheon, Coreia do Sul, em 8 de abril de 1953, sendo a quarta de seis filhos. Seu pai era industrial e possuía uma fábrica de óculos; e sua mãe era dona de casa, e também auxiliava na fábrica do esposo. Em 1965, seu pai imigrou sozinho para o Brasil e foi trabalhar em uma charutaria na porta de um restaurante de São Paulo. E, em 1967, sua mãe e irmãos vieram para o país. A viagem da Coréia do Sul até o Brasil foi de navio e durou setenta e oito dias.

Assim que a Hi Kyung Ann chegou no Brasil, ingressou em uma escola municipal na cidade de São Paulo. Em um ano conseguiu concluir o primário e, logo após, fez a prova de admissão no colégio Dom Pedro II. Para acelerar seus estudos, realizou cursos supletivos e com oito meses de preparação ingressou em um curso para vestibular na cidade de Porto Alegre. Em julho de 1973, ao tomar conhecimento de vestibulares nas cidades de Londrina (PR) e Brasília (DF), optou pela cidade paranaense, por ser mais próxima. E, após cinco anos e meio no Brasil, começou seus estudos em Medicina após passar no vestibular da Universidade Estadual de Londrina.

Mesmo após todos os desafios que impõe uma graduação, especialmente pelo seu desconhecimento da língua portuguesa, em julho de 1979, se formou em Medicina pela UEL. Em seguida iniciou residência de medicina interna na instituição, depois residência de nefrologia no Hospital Evangélico de Londrina.

Em dezembro de 1983, foi convidada para montar uma equipe de transplante renal, pela direção da antiga Clínica Médica Nossa Senhora Salete, em Cascavel, e no dia 4 de janeiro de 1984, iniciou seus trabalhos no hospital.

Um dos fatos mais marcantes que envolvem a Dra. Hi e que mostra o compromisso dela com a inventividade e vanguarda da Medicina foi em 14 de setembro de 1984, quando foi realizado o primeiro transplante renal do Oeste do Paraná, por uma equipe formada com apoio total da direção do hospital.

Quando chegou, em 1984, Cascavel ainda era pequena, com poucos médicos, e a doutora ajudou e acompanhou o desenvolvimento da medicina na cidade que conta hoje com mais de mil médicos, hospitais e clínicas de alta tecnologia e dois grandes e conceituados cursos de medicina.

Dra. Hi Kyung Ann também foi auditora concursada do Estado por 32 anos e por 16 anos delegada do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Em sua carreira enfrentou diversos momentos de tensão e sofrimento, principalmente na luta contra serviços precários de saúde ofertados. Nesses seus trabalhos conseguiu lutar e buscar pela melhoria dos serviços de saúde tanto públicos e privados em nossa região.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Hi e o vereador Serginho, autor da proposição. (Foto: Divulgação)

Em 1989, quando inaugurado o antigo Hospital Regional, atual Hospital Universitário do Oeste do Paraná, não havia médicos para atender os pacientes e como ela já era médica do estado, pediram que atendesse na primeira semana de operações. Quando posteriormente foi inaugurada a UTI novamente foi designada a atuar como chefe de UTI e formar corpo clínico com 16 médicos para que a unidade funcionasse. Após sete meses de trabalho voluntário foi dispensada das funções do hospital, mas sempre se manteve disposta a ajudar e auxiliar no desenvolvimento da saúde em nossa região.

Pela proximidade de Cascavel com o Paraguai, que possui grande colônia de coreanos, os auxiliou em tratamentos em nossa cidade, que se tornou referência a eles pelo tratamento humanizado e de alta qualidade. Inclusive essas ações renderam uma homenagem do cônsul geral da Coreia do Sul do Paraguai.

Trabalhou por mais de 15 anos no Recanto da Criança e atua há mais de 35 anos no abrigo São Vicente de Paula, primeiro em funções médicas e hoje nas necessidades materiais da instituição. A Dra. Hi Kyung Ann, hoje aposentada, segue pesquisando e buscando aperfeiçoamento profissional e consolida seu legado na Medicina de nossa região como uma grande inspiração para colegas de profissão e futuros médicos."

Fontes: Assessoria de Imprensa/CMC, Catve e CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios