12/06/2013
Indique nomes de colegas com destacada atuação em prol de causas sociais e humanitárias que possam ser distinguidos com a “Medalha de Lucas”
O exercício da Medicina é um sacerdócio, uma atividade que exige renúncias de toda ordem, mas que conjuga prazer e realização na arte de tratar, cuidar, confortar e fazer o melhor pelo bem-estar do paciente. O mérito é inerente a cada ação, a grande maioria quase anônima, restrita ao paciente e aos seus familiares. E esse trabalho se faz muitas vezes em regiões carentes e longinquas, com toda ordem de dificuldades. Também se faz nos grandes centros, direcionado a propostas de voluntariado, de comprometimento social e de complemento à responsabilidade do cotidiano profissional.
Elegemos alguns nomes de reconhecidos feitos sociais, humanitários e de elevação da atividade médica para, de forma extensiva, homenagear todos os médicos comprometidos com os ditames hipocráticos. Assim, ao indicar o nome de algum(a) colega que julgue merecedor da comenda, sinta-se igualmente reverenciado e à profissão que abraça.
Todos os anos, no Dia do Médico (18 de outubro), o CRM-PR faz a entrega da Estatueta da Medicina e do Diploma de Mérito Ético-Profissional àqueles que completam 50 anos de formados com histórico exemplar. E, em 1996, instituiu a “Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico”, sob inspiração na vida solidária do evangelista Lucas, o Patrono dos Médicos.
Seleto grupo de condecorados nestes 17 anos serve como inspiração a todos os médicos. Mas, sabendo da existência de tantos heróis sem nome, que dedicam sua vida a cuidar da saúde e do bem-estar do próximo, seja lá onde estiverem, pedimos a apresentação de nomes que possam integrar a lista de candidatos para concorrer à honraria em 2013, lembrando que não tivemos homenageados em 2012.
A sugestão de nomes deve vir acompanhada de breve histórico profissional e justificativa para associá-lo à homenagem. O encaminhamento deve ser feito até o dia 21 de junho próximo por e-mail para o setor de Comunicação do Conselho (imprensa@crmpr.org.br / jornal@crmpr.org.br).
Todas as indicações serão analisadas. A votação deve ocorrer em Reunião Plenária do CRM-PR, diante da relevância e responsabilidade da titulação, que visa a valorização dos princípios éticos da Medicina e daqueles que a exercem de forma exemplar.
Homenageados com a Medalha de Lucas
Desde a sua instituição, em 1996, a “Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico” foi concedida a 11 médicos:
» Dr. Hélio Brandão (1996), fundador do Clube da Soda.
» Dr. José Raul Matte, o Padre Raul (1997), com atuação há décadas em prol dos ribeirinhos da Amazônia.
» Dr.ª Zilda Arns Neumann (2000), fundadora da Pastoral da Criança.
» Dr. Júlio Raphael Gomel (2002), fundador do Lar Bom Caminho, em Curitiba.
» Dr. Jupiter Velloz Silveira (2003), um dos fundadores da Casa do Caminho, de Londrina.
» Dr. Ivan Beira Fontoura (2007), com histórico de vida dedicado a causas sociais e humanitárias.
» Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira (2007), fundador de várias APAEs, incluindo de Curitiba e Ibiporã.
» Dr. José Maria de Araújo Perpétuo (2007), pioneiro em Palmas (PR) e envolvido em vários projetos sociais e de voluntariado.
» Dr. João Manuel Cardoso Martins (2010), professor da PUCPR há 40 anos e propagador da ética e humanismo.
» Dr. Ehrenfried Othmar Wittig (2011), pioneiro e introdutor no Paraná de programa de triagem neonatal, o “Teste do Pezinho”.
» Dr. Frank Ogatta (2011), responsável pelo projeto médico de atendimento preventivo itinerante aos idosos da comunidade nipônica do Paraná.