23/06/2017
A 19ª reunião de conselheiros e delegados coincide com os 29 anos de atividades da regional maringaense
O Conselho Regional de Medicina do Paraná conta com 17 delegacias regionais distribuídas em todo o Estado e caberá à de Maringá receber pela primeira vez o encontro de conselheiros e delegados representantes, que teve todas as 18 edições anteriores na Capital. A reunião com toda cúpula diretiva do órgão de classe coincide com o 29º aniversário da instalação da delegacia.
O encontro ocorre na manhã deste sábado (24), na sede da regional na Zona 5, mas será precedido da realização de um julgamento simulado de ética médica na noite de sexta (23), com participação de dirigentes do CRM-PR, incluindo o presidente Wilmar Mendonça Guimarães, o vice Roberto Issamu Yosida, o secretário-geral Luiz Ernesto Pujol, o corregedor-geral Maurício Marcondes Ribas e o gestor do Departamento de Fiscalização Profissional, Carlos Roberto Goytacaz Rocha. O simulado é gratuito e dirigido a médicos, advogados e estudantes.
A reunião de trabalho no sábado é restrita aos representantes do Conselho e suas Regionais, sendo que a pauta inclui a análise de questões inerentes ao exercício da Medicina na região, como a precariedade das condições ofertadas por alguns serviços. A UPA de Sarandi, que se encontra com indicativo de interdição ética pelo CRM, será um dos temas da pauta, já que vence no dia 7 de julho o prazo para correção dos problemas.
De acordo com o presidente do Conselho, a reunião descentralizada inaugural em Maringá tem importante significado à atividade médica e à discussão de temas éticos, pois se constitui na segunda cidade que mais forma profissionais no Paraná. Hoje, as três escolas contam com 326 vagas anuais de ingressantes, num universo de mais de 1,6 mil do Estado. A Dereg de Maringá tem em sua abrangência 29 municipalidades, onde estão em atividade 1.945 médicos, sendo 1.212 homens e 733 mulheres. O seu diretor atual é o urologista Marcio de Carvalho.