25/08/2016

Londrina vai ter vacinação contra dengue em 15 escolas estaduais

Ação começa nesta quinta-feira (25) e vai até 1º de setembro. Expectativa da SMS é vacinar 20 mil alunos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina, no norte do Paraná, realiza a partir desta quinta-feira (25) vacinação contra a dengue em quinze escolas estaduais da cidade. O objetivo é garantir a imunização de adolescentes e jovens entre 15 e 27 anos. A ação terá duração cinco dias, e vai até o dia 1º de setembro.

Para receber as equipes da SMS, foram selecionados os colégios estaduais com maior número de estudantes dentro da faixa etária indicada para receber a vacina.

A vacinação será realizada nos turnos da manhã e noite, por terem maior número de alunos aptos a receber a dose.

Os estudantes estão sendo orientados sobre a importância da imunização em sala de aula. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis para receber a vacina.

A meta da SMS é imunizar 120 mil pessoas contra a dengue. Com a parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), que vai permitir a ação nas escolas, a estimativa é que 20 mil alunos sejam vacinados.

Confira o cronograma de vacinação nas escolas estaduais:

- 25/08: IEEL, Marcelino Champagnat e Polivalente

- 29/08: Hugo Simas, Vicente Rijo e Antonio Moraes de Barros

- 30/08: Olympia Morais de Tormenta, José Carlos Pinotti e Maria do Rosário Castaldi

- 31/08: Maria José Balzanelo Aguilera, Lucia Barros Lisboa e Roseli Piotto Roehrig

- 01/09: Newton Guimarães, José Rodrigues da Silva e Albino Feijó Sanches

Ensino superior

Uma universidade de Londrina já entrou em contato com a secretaria para realizar uma parceria e fornecer a vacina para estudantes e funcionários.

De acordo com a SMS, a instituição vai receber na quinta-feira as doses e o material necessário para a vacinação.

Outras universidades interessadas podem entrar em contato com a Coordenadoria de Imunização da SMS pelo telefone (43) 3372-9474.

Baixa procura

Esta é a segunda medida adotada pela SMS por causa da baixa procura da vacina contra a dengue. Na sexta-feira (29), a secretaria anunciou que todas as as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade vão ofertar a vacina, em regime de rodízio.

Para o próximo sábado (27), também está programada a vacinação contra dengue em todas as UBSs da zona urbana , das 10 às 17h30.

A campanha

A campanha de vacinação contra a dengue começou no dia 13 de agosto. Além de Londrina, outras 29 cidades do estado do Paraná receberam as vacinas.

Público-alvo

Estão aptas a receber a vacina pessoas com idade entre 15 e 27 anos, conforme determinação do governo do estado. A faixa etária foi selecionada com base em um estudo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que comprovou maior ocorrência da doença neste grupo.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.

A imunização completa exige três doses da vacina, com intervalo de 6 meses entre elas.

Contraindicações

Entre o público-alvo da campanha, não podem se vacinar gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas em tratamento de câncer e portadores do vírus HIV. A vacina também não será aplicada em pessoas que estejam com febre, gripe ou com pneumonia. Nestes casos, a aplicação deverá ser adiada.

Fonte: G1 Norte e Noroeste

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios