21/05/2015
Com 388 páginas, obra traz narrativas de profissionais e pacientes, compartilhando vivências
No dia 9 de junho a médica pediatra Patricia Zen Tempski (CRM-PR 14.116), juntamente com Fernanda Brenneisen Mayer, lança o livro “Narrando a vida, nossas memórias e aprendizados”. Organizada por elas, a obra traz uma coletânea com 150 narrativas de profissionais de saúde, convidados a compartilharem suas vivências de humanização ou desumanização como profissionais ou como pacientes, a partir do mote: "Humanizar é..."
Para Nita Freire, autora do prefácio, “este não é um livro para ler e guardar na prateleira, pela sua potencialidade de despertar nos profissionais da saúde o gosto pela busca de algo melhor: de trabalhar para que os adoecidos e os realmente doentes se sintam Seres Mais, como dizia Paulo Freire”.
“Acredito que este livro adquire enorme valor a partir do fato que todas as suas narrações - histórias de vida verdadeiras - proclamam a humanização como a postura primeira que se deve ter em contraposição à transgressão da ética e desumanização. Estar consciente dos problemas que nos afligem é o princípio primeiro da possibilidade concreta de mudanças no dia a dia com a finalidade de transformação social”, completa.
O livro será lançado no mesmo dia em que se comemora o "Dia Nacional da Humanização" e pode ser adquirido online.