06/09/2016

Livro retrata os desafios de um médico trabalhando no interior

Obra do Prof. Luiz Antonio da Silva Sá será lançada durante o 13º Congresso Paranaense de Clínica Médica, na segunda quinzena de setembro

clique para ampliar>clique para ampliarLivro será lançado em setembro. (Foto: Divulgação)

O livro “Desafios de um médico no interior”, de autoria do Prof. Luiz Antonio da Silva Sá, será lançado oficialmente durante o 13.º Congresso Paranaense de Clínica Médica, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro, na Associação Médica do Paraná. A obra, de 134 páginas, compartilha experiências vividas como o único médico de uma localidade interiorana, logo após sua formatura e onde iniciou suas atividades, tendo permanecido ali por mais de 17 anos e acompanhado todo o desenvolvimento da região.

“Que essa vivência tenha utilidade para os novos médicos e também para os colegas que sempre atuaram em centros maiores e, por isso, talvez não tenham ideia de como é este trabalho solitário”, manifesta o autor, que é um dos vice-presidentes da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Seção do Paraná. Com prefácio do Prof. Cesar Alfredo Pusch Kubiak, vice-presidente da SBCM, o livro teve apoio do CRM-PR como fonte de resgate da história médica e terá sua versão digital disponibilizada no Portal.

No início de janeiro de 1977, logo após a formatura, o Dr. Luiz Antonio chegou ao distrito de Arabutã, na microrregião do Alto Uruguai, lugarejo de 4 mil habitantes aproximadamente localizado no meio oeste de Santa Catarina e que somente na década de 1990 ganhou autonomia de município, desmembrando-se de Concórdia. O projeto inicial era ficar dois anos, mas ficou quase duas décadas, quase todo o tempo como o único médico e com dedicação integral à comunidade.

No Hospital Osvaldo Cruz, mantido pela comunidade, atendia de tudo e dentro das limitações que as circunstâncias permitiam ‑ fez todos os procedimentos possíveis, inclusive mais de mil partos e cesarianas. “Foram nesses momentos que me valeu muito a fé em Deus, a experiência do pronto-socorro do Hospital Cajuru e o tempo dos plantões nos hospitais”, diz o médico, que, apesar de tantos estresses, angústias e preocupações do dia a dia, avalia como gratificante o trabalho realizado.

Natural de Bela Vista do Paraíso (PR), o Dr. Luiz Antonio graduou-se em Medicina pela Universidade Católica do Paraná em dezembro de 1976, tendo se especializado em Clínica Médica pela SBCM e em Geriatria e Gerontologia pela SBGG e com pós graduação nesta especialidade pela PUCRS. Da geração de “discípulos” do Prof. João Manuel Cardoso Martins, foi preceptor da residência de Clínica Médica na Santa Casa de Curitiba, sendo atualmente professor da Faculdade Evangélica de Medicina e dedicando-se em seu consultório à prevenção e aos distúrbios da memória.

Serviço:

O livro no formato digital será disponibilizado ao público após o seu lançamento. A obra impressa pode ser adquirida, com pesquisa por seu título, em www.apaginalivrarias.com.br.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios