06/02/2017

Livro registra trajetória de médico e dirigente hospitalar pioneiro de Maringá

Hiran Mora Castilho, fundador em 1960 do Hospital Santa Rita, foi homenageado pelo Conselho em 2016

clique para ampliar>clique
            para ampliarDr. Hiran foi homenageado pelo CRM-PR em 2016. (Foto: CRM-PR)

O médico Hiran Mora Castilho (CRM-PR 1.808), um dos fundadores do Hospital Santa Rita, em Maringá, abre seu coração e o inventário de suas memórias, para deixar registrado sua rica história de trabalho, de família e um legado de seis décadas no exercício da Medicina, em livro que será lançado na sexta-feira (10). A obra ganhou o título “Amor por Maringá, paixão pela Medicina”. A solenidade vai ocorrer às 20h, no Giardino Eventos, em Maringá.

Conhecido e reverenciado como “médico das causas nobres no interior do Estado”, o Dr. Hiran Castilho formou-se na Universidade Federal do Paraná (1957) e nestes 60 anos colocou em prática esta missão de ajuda às pessoas, procurando acompanhar o paciente e sua família por toda a vida. Ele é especialista em Ortopedia e Traumatologia.

Ao lado de uma vida tendo como fonte inspiradora o propósito de ajudar as pessoas sem se importar com a forma de pagamento pelas consultas ou pelos tratamentos, estão depoimentos de amigos e funcionários que, ao longo dos anos, foram parceiros nesta caminhada.

O Dr. Hiran Castilho é reconhecido, também, pelo seu histórico de ética, onde sua conduta levou o conselho da classe a lhe conferir o diploma de Honra ao Mérito Ético, por ter completado 58 anos de formando com nenhuma punição, constituindo-se em referencial de exemplo às novas gerações. A homenagem ocorreu em maio do ano passado, em Maringá, com a presença do presidente do CRM e delegados locais. O médico foi conselheiro titular do CRM-PR na gestão de 1973 a 1978. Também foi um dos fundadores do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá e Região (Shessmar) e da Federação dos Hospitais (Fehospar).

Em seu depoimento, o Dr. Hiran Mora Castilho fala das dificuldades que teve quando, junto com sua irmã ‑ a Dra. Iorfinda Moura de Melo, formada em 1948 na UFPR e também casada com um médico ‑ fundaram o Hospital Santa Rita, em 1960. “Foram dias, meses e anos difíceis, mas, com dedicação e trabalho acredito que prosperamos”, comenta. Um cidadão apaixonado pela família, por Maringá e pela Medicina e que até hoje ainda faz parte da organização, atuando como presidente do Conselho Deliberativo do Hospital. O livro, que tem 156 páginas, tem como editor o jornalista Pedro Ribeiro.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios