20/02/2017

Livro mostra trajetória de médico e dirigente hospitalar pioneiro de Maringá

Lançamento da obra ocorreu junto com a formatura de 17 residentes do Hospital Santa Rita

clique para ampliar>clique para ampliarResidentes receberam seus certificados de especialização durante o evento.. (Foto: Divulgação)

Em solenidade marcada por clima festivo e de emoção, a direção Hospital Santa Rita, de Maringá, entregou certificados de especialização a 17 médicos residentes e prestou homenagem ao seu fundador, Dr. Hiran Mora Castilho, com livro biográfico que conta toda sua trajetória, desde os bancos escolares até os dias de hoje, onde, aos 86 anos, ainda faz parte do Conselho Administrativo do Hospital.

O evento foi realizado dia 10 no Giardino Eventos,com a presença de 400 convidados, entre amigos, médicos do corpo clínico do Hospital Santa Rita e autoridades do governo municipal. A alegria ficou por conta dos médicos residentes e de seus familiares, enquanto a emoção e lição de vida partiram do homenageado, Dr. Hiran Mora Castilho. O vice-presidente Roberto Issamu Yosida e o diretor da Regional de Maringá, Marcio de Carvalho, representaram o CRM-PR.

Em um discurso otimista, o médico ortopedista Hiran Mora Castilho, um dos fundadores do Hospital Santa Rita, pontuou sobre as várias crises econômicas passadas pelo País, falou das dificuldades do exercício da profissão de médico na década de 50 e da fundação do Hospital Santa Rita.

Voto de confiança ao Brasil

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Hiran Mora Castilho. (Foto: Divulgação)

Doutor Hiran Castilho, dirigindo-se em especial aos novos médicos especialistas, pediu para que dessem voto de confiança ao País que sempre soube sair das dificuldades. “Já enfrentamos crises piores e superamos e não será diferente desta vez. Não abandonem o Brasil”. Sua fala foi elogiada pelos presentes, enxergando ali um cidadão altruísta que soube, como ninguém, enfrentar os desafios de anos difíceis.

O evento foi comandado pelo presidente do Grupo Santa Rita, Hiran Alencar Mora Castilho, que enalteceu o corpo clínico, os médicos que acompanharam todo o trabalho dos residentes e, em especial, seu pai, quem iniciou toda esta história de sucesso da instituição hospitlar.

O diretor do Hospital, Doutor Alvo Visoto destacou a atuação dos médicos residentes e de seus preceptores, afirmando que estão todos preparados para exercerem as especializações escolhidas. Os médicos, a maioria jovens, demonstraram toda a alegria e satisfação ao receberem, simbolicamente, um diploma de especialização. Mais emocionados ainda estavam seus pais.

Trajetória de sucesso

Hiran Alencar Castilho foi o responsável, também, pela homenagem ao seu pai, com o lançamento de livro que retrata sua trajetória como médico e pioneiro de Maringá. Neste inventário de suas memórias, deixa registrado sua rica história de trabalho, de família e um legado de seis décadas no exercício da Medicina.

A obra ganhou o título “Amor por Maringá, paixão pela Medicina” e foi escrita pelo jornalista Pedro Ribeiro, que passou seis meses pesquisando a trajetória do médico e entrevistando personagens que trabalharam e ainda trabalharam no Hospital, a maioria deles começou com o próprio Dr. Hiran Mora Castilho.

Falando das motivações do registro em livro da trajetória de seu pai, o presidente do Grupo HSR citou o trecho bíblico Romanos 13, versículo 7 (a quem honra, honra), enfatizando a necessidade de honrar quem sempre honrou seus semelhantes nesta trajetória de vida de seu pai.

Filho de imigrantes espanhóis, o Doutor Hiran Mora Castilho nasceu em Ipauçu, no interior do Estado de São Paulo. Fez o curso primário e fundamental em Santa Cruz do Rio Pardo e a Faculdade de Medicina em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná, onde se formou médico em 1957. Em 1959 veio para Maringá, onde, com sua irmã, Iorfinda, e o cunhado, Francisco Capone de Mello, ambos também médicos, construiu o Hospital Santa Rita, hoje um dos maiores da região noroeste do Estado.

Médico das causas nobres

Hiran Castilho é casado com Dona Edna e tem três filhos: Hiran Alencar Mora Castilho, Maria Alice e Maria Cristina, além de netos e bisnetos. Conhecido e reverenciado como “médico das causas nobres no interior do Estado”, o Dr. Hiran Castilho nestes 60 anos colocou em prática esta missão de ajuda às pessoas, procurando acompanhar o paciente e sua família por toda a vida.

Ao lado de uma vida tendo como fonte inspiradora o propósito de ajudar as pessoas sem se importar com a forma de pagamento pelas consultas ou pelos tratamentos, estão depoimentos de amigos e funcionários que, ao longo dos anos, foram parceiros nesta caminhada.

Mérito ético

O Dr. Hiran Castilho é reconhecido, também, pelo seu histórico ético, onde sua conduta levou o conselho da classe – Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) a lhe conferir o diploma de Honra ao Mérito Ético, quando completou 58 anos de formando com nenhuma punição, constituindo-se em referencial de exemplo às novas gerações.

A homenagem ocorreu em maio do ano passado, em Maringá, com a presença do presidente do CRM e delegados locais. O médico foi conselheiro titular do CRM-PR na gestão de 1973 a 1978. Também foi um dos fundadores do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá e Região (Shessmar) e da Federação dos Hospitais (Fehospar).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios