17/10/2016
Obra visa reverenciar memória do Prof. João Manuel, editor da revista Iátrico do Conselho
O livro “João em Pessoa” foi lançado durante a solenidade do Dia do Médico do Conselho Regional de Medicina do Paraná, no último domingo (16). A obra reverencia a memória do Dr. João Manuel Cardoso Martins, renomado médico, professor e também escritor que deixou legado de ensinamentos éticos e de elevação da Medicina, da arte e da cultura. Durante mais de 12 anos eles atuou de forma colaborativa para enriquecer o conteúdo das publicações do CRM-PR, incluindo a revista cultural Iátrico, da qual foi mentor e editor.
Com 106 páginas, o livro traz um João Manuel por inteiro, sem fugir das perguntas provocativas do amigo de quatro décadas Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes, professor de Direito Público da UFPR. O médico, que já lutava contra um câncer e cumpriu uma das etapas da entrevista em meio a sessão de quimioterapia, sentiu-se mais à vontade porque boa parte das perguntas brotava de fragmentos da poesia de Fernando Pessoa, que tanto admirava, não só por ser português como ele, João. Daí o uso ambíguo dado ao título. Mais que vivências, o livro oferece experiências e lições de ética, de vida e de finitude.
A obra, além de versos de Pessoa, traz entremeios de memes e das jaculatórias que o médico popularizou nas edições da revista Iátrico e, também, reuniu em livro como “sugestões para o dia a dia do médico”. Editado dentro da série Cadernos do Conselho, o livro teve como coordenador o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, que também faz a mensagem de abertura e usa como ponto de partida uma frase do médico homenageado: “Cultura não é um saber memorizado; isso é erudição. Cultura é um saber reflexivo. Cultura é o que sobra quando esquecemos o que memorizamos”.
A solenidade do Dia do Médico e também a sessão de autógrafos para lançamento do livro, no hall da Sede do Conselho, foram prestigiadas por familiares do Dr. João Manuel, dentre eles a esposa, a Dra. Izabel da Fonseca Martins, os filhos João Luiz e Vitor Emanuel e a nora Bruna, todos médicos. A arquiteta e artista plástica Deisi Casarin, de Joinville (SC), autora de trabalhos artísticos que ilustram a publicação, também acompanhou o evento. A obra, inscrita na Biblioteca Nacional, ainda teve o jornalista Hernani Vieira como editor, a designer Victória Romano como responsável pelo projeto gráfico e diagramação e Lisandra Pezoti como revisora.
O livro teve edição impressa restrita, mas tem sua versão digital disponibilizada no Portal do CRM-PR. Bibliotecas e instituições acadêmicas podem requisitar o Conselho o exemplar físico.