Live esclarece regras do novo Manual de Publicidade Médica
Relator da Resolução CFM nº 2.336/23, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, conversou com o 1º secretário do CRM-PR, Fernando
Fabiano Castellano Junior, e com a coordenadora da Codame, Andressa Costa da Cunha
clique para ampliar Live foi transmitida na última sexta-feira (26)
(Foto: CRM-PR)
Através do Programa de Educação
Médica Continuada (EMC), o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou, na última sexta-feira
(26), uma live dedicada ao novo Manual de Publicidade Médica do CFM. Publicado em 11 de março, o documento
esclarece as mudanças trazidas pela nova normativa que trata do assunto - a Resolução CFM nº 2.336/2023,
publicada em setembro de 2023.
Apresentada pelo 1º secretário do CRM-PR, Fernando Fabiano Castellano Junior,
e pela coordenadora da Comissão para Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), Andressa Costa da
Cunha, a live teve como convidado o 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e relator da Resolução
CFM nº 2.336/23, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti.
ASSISTA À LIVE NA ÍNTEGRA:
O relator tratou do histórico e estudos realizados
para a construção da Resolução que se adequa às novas tecnologias, sobretudo àquelas
que envolvem as mídias sociais. “As redes sociais e os avanços dos celulares permitiram uma produção
instantânea e barateada”, destacou, ao comparar a fiscalização de eventuais desvios na propaganda
até 2011 e salientar a necessidade de atualização das regras de publicidade. Cavalcanti lembrou ainda
que as novas regras foram debatidas com profissionais da comunicação em quatro webinares.
Por
outro lado, o 1º secretário do CRM-PR ressaltou a necessidade de preparar e alertar os novos profissionais sobre
as regras relacionadas à utilização das redes sociais e como o CRM-PR está orientando os recém-formados
nas reuniões éticas e na Comissão de Acolhimento. O trabalho é reforçado ainda com palestras
da Codame em faculdades e nas Representações Regionais do Conselho. “O Manual está bem didático,
com uma divisão em capítulos que facilita o entendimento sobre as regras de publicidade”, salientou a
coordenadora da Codame.