29/06/2017

Lançamento de livro marca 38º aniversário da Academia Paranaense de Medicina

Prof. Antônio Osny Preuss é autor da obra "História da Clínica Ortopédica e Traumatológica da UFPR 1912-2012"

clique para ampliar>clique
            para ampliarDr. Antônio Osny Preuss. (Foto: Divulgação)

A Academia Paranaense de Medicina realizou no último dia 23 de junho a festa comemorativa da passagem de seu 38º aniversário, tendo em destaque o lançamento do livro “História da Clínica Ortopédica e Traumatológica da Universidade Federal do Paraná 1912-2012”, de autoria do acadêmico honorário Antônio Osny Preuss. O evento, com sessão de autógrafos, ocorreu no restaurante da Associação Médica do Paraná.

Formado pela Universidade Federal do Paraná em 1954 e neste ano comemorando o seu 90º aniversário, o eminente professor foi um dos fundadores do Hospital XV. Em 2004 o Prof. Antônio Preuss (CRM-PR 47) recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do Conselho, por ter completado 50 anos de atividade com histórico exemplar. Ele também é artista plástico, com participação em várias mostras, inclusive no Espaço Cultural do CRM-PR.

clique para ampliar>clique
            para ampliarEvento foi realizado na AMP. (Foto: Divulgação)

O presidente Aristides de Athayde Neto, esteve à frente da solenidade comemorativa, tendo assinalado que a Academia sempre teve lugar ímpar na Medicina paranaense e nacional ao longo desta jornada, nunca se furtando de firmar posicionamento ou atitude frente às questões de relevância da sociedade, em especial as concernentes em defesa do melhor à classe médica. O acadêmico reiterou que a instituição tem seu plano diretor traçado até 2023 e que continuará atuando de forma harmônica e integral.

Dentro deste conceito, a Academia já tem definido grupo de trabalho que irá compor a nova diretoria, a ser homologada na assembleia geral de 12 de setembro. O sucessor do Dr. Aristides de Athayde Neto na presidência será o acadêmico Avelino Ricardo Hass, que já dirigiu a Sociedade Paranaense de Patologia.

clique para ampliar>clique para ampliarConselheiros Lisete Rosa e Silva Benzoni, de Londrina, e Mauro Duarte Monteiro representaram o CFM e CRM-PR, respectivamente. (Foto: Divulgação)

A Academia Paranaense é a nona mais antiga entre as singulares do País. A primeira a ser fundada foi a de São Paulo, em 7 de março de 1895. Hoje, a APM conta com 60 acadêmicos titulares, sendo 50 da Capital e 10 do interior, além de 10 eméritos e mais 32 honorários.

Picadinho cultural

No fomento à cultura, a Academia realiza mensalmente o Picadinho Dr. Wadir Rúpollo. No último dia 27 foi realizada a 122ª edição, com palestra do Dr. José Jacyr Leal Junior, que versou sobre “Programa crer-ser fraterno: um futuro viável, um presente urgente”. A próxima edição vai ocorrer no dia 25 de julho, com participação do jornalista e escritor Eduardo Fenianos, o “Urbenauta de Curitiba”. O tema da palestra será “Bairros de Curitiba e suas histórias”. Entre suas obras publicadas está uma série de livros que conta a história de cada um dos bairros da Capital.

Na edição de julho, dentro da série de homenagens ao centenário dos patronos, a reverência vai alcançar o Prof. Brasílio Vicente de Castro, que dirigiu o CRM-PR de 1966 a 1968. Quem fará a apresentação do histórico do Prof. Brasílio, nascido em junho de 1913, será o acadêmico Carlos Ravazzani.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios