08/11/2018
Estudantes de Medicina da Faculdade Evangélica participaram de atividades na Sede do Conselho, entre os dias 5 e 8
Após três dias de palestras, os alunos do décimo período do curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar) participaram de julgamento simulado, na quinta-feira (08), na Sede do CRM-PR. O evento reuniu 39 participantes e encerrou a semana de aulas que o Conselho oferece aos estudantes da instituição desde 2010.
O caso apresentado envolvia um suposto mau procedimento pediátrico. O médico em questão foi julgado por prescrever 2 gramas de um medicamento, sendo que a dosagem deveria ser de 2 miligramas para uma criança de 6 anos. Por conta desse erro, a paciente acabou indo para a UTI para fazer processo de desintoxicação - procedimento que não gerou sequelas.
O julgamento foi presidido pelo conselheiro e corregedor-geral, Dr. Maurício Marcondes Ribas. Antes de iniciar a sessão, ele explicou quais são as etapas para se instaurar um processo ético-profissional e como funcionam as penalizações para médicos.
Além do corregedor, estudantes e outros conselheiros do CRM-PR também fizeram parte do corpo de júri. A coordenadora da Corregedoria do Conselho, Miqueline Lima, e o assessor jurídico, Martim Palma, ficaram encarregados da defesa e acusação, respectivamente, enquanto a denunciante e o médico denunciado foram interpretados por dois alunos da Fepar. O conselheiro e gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), Dr. Carlos Roberto Naufel Junior foi relator e a Dra. Marília Cristina Milano Campos de Camargo, revisora.
Semana de aulas
Realizado sempre no primeiro e no segundo semestre, o curso está em seu oitavo ano consecutivo e oferece palestras sobre variados temas que farão parte do dia a dia dos futuros médicos, como ética médica, perícias e atestados, responsabilidade profissional, termo de consentimento informado, publicidade médica, remuneração profissional e relação médico-paciente.
As aulas foram ministradas na Sede do CRM-PR, em Curitiba, pelos conselheiros Carlos Roberto Goytacaz Rocha, Marília Cristina Milano, Gisele Cristine Schelle, Afrânio Benedito Silva Bernardes, Maurício Marcondes Ribas, Adonis Nasr e Roberto Issamu Yosida.