26/08/2013
No sábado noticiário registrou a chegada dos primeiros médicos estrangeiros ao país e, na manhã desta segunda, o destaque foi a realização da prova do Revalida ontem, em todo o país
A chegada dos primeiros médicos cubanos de um universo previsto de 4.000, que se somarão a outros graduados no exterior sem passar pelo Revalida e sem comprovar proficiência do idioma local, tem gerado repulsa das instituições representativas da classe médica, dos profissionais em pleno exercício da atividade no País e da própria sociedade, já enxergando todos os desmandos que a medida governamental representa. O CFM e os Regionais vêm denunciando o interesse eleitoreiro, que se soma à omissão do poder público em resolver de fato os problemas da saúde, passando pelo atropelamento das leis vigentes no país, com exploração de mão de obra e desestruturação do modelo fiscalizador da prática médica no país.
Os meios de comunicação vêm dando ampla repercussão ao assunto, muitas vezes fazendo prevalecer a forte propaganda oficial estatal. No Jornal Nacional (Rede Globo) da noite do último sábado (24 de agosto) deu ênfase à notícia e, entre os entrevistados, incluiu os presidentes do Conselho Regional de Medicina do Paraná e do Conselho Federal, Alexandre Gustavo Bley e Roberto Luiz d’Avila, respectivamente. Os dirigentes reiteraram os riscos à sociedade de se estimular o exercício ilegal da profissão, já que os médicos graduados no exterior que estão sendo contratados pelo programa “Mais Médicos”, não estão sendo submetidos à avaliação de suas competências técnicas. O noticiário foi reprisado em parte na programação da Globo News e mais uma vez mereceu destaque no Bom Dia Paraná desta segunda-feira, 26, que noticiou a realização da prova do Revalida no dia de ontem, em todo o país. De um total de 1.772 inscritos, no Paraná a UFPR recebeu inscrição de 180 candidatos.
Assista:
Reportagem Jornal Nacional - veiculada sábado, 24 de agosto de 2013.
Bom Dia Paraná - edição desta segunda-feira, 26 de agosto de 2013.