05/04/2019

Jornadas Sul-Brasileira e Paranaense de Psiquiatria reúnem especialistas em Curitiba

Eventos na AMP começaram na quinta-feira e terminam neste sábado (6); houve recorde de público, de acordo com presidente da APPSIQ

A XVIII Jornada Sul-Brasileira de Psiquiatria e a XII Jornada Paranaense de Psiquiatria foram abertas na tarde de quinta-feira (4), na Associação Médica do Paraná, com a participação de médicos, estudantes e psicólogos, entre outros profissionais da saúde. Os eventos, que ocorrem simultaneamente até este sábado (6), têm o objetivo de discutir e aprofundar o conhecimento científico na prática psiquiátrica.

Presentes à solenidade de abertura, os Drs. Nerlan Carvalho, presidente da AMP, e Luiz Ernesto Pujol, do Departamento de Defesa Profissional da AMP e também e secretário-geral representando o CRM-PR, saudaram os participantes e destacaram a importância das jornadas, que têm o apoio das duas entidades. O Prof. Osmar Ratzke, presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, fez a saudação aos presentes.

clique para ampliarclique para ampliarMesa de abertura das jornadas de psiquiatria. (Foto: AMP)

Organizados pela Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), representada pela diretoria da Regional Sul, os eventos têm entre os palestrantes especialistas de diversos estados. Alguns dos temas em debate são “Psicofármacos antipsicóticos”, “Casos raros de psiquiatria”, “Psicose e demência na Síndrome de Parry-Romberg”, “Esquizofrenia: necessidades que já poderiam estar sendo atendidas”, “Quando o medicamento não funciona ou quando existe alta sensibilidade aos efeitos colaterais”, “Quando existem comorbidades clínicas associadas”, “O manejo da adesão à psicoterapia e quando os pais discordam sobre a necessidade de tratamento”, “Emoções expressas: identificação e intervenções”, “Geração digital e riscos à saúde mental” e “Dependências tecnológicas".

No primeiro dia, uma das palestras magnas coube ao Dr. Quirino Cordeiro Junior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, que abordou o tema “Políticas públicas de saúde mental e drogas”. Nesta sexta, uma das conferências magnas teve a presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, que falou sobre “Sexualidade na modernidade”.

Neste sábado, a programação tem início às 8h, com encerramento previsto para as 16h. Segundo o presidente da APPSIQ, Dr. Osmar Ratzke, o número de inscritos foi recorde.

Também participaram da cerimônia de abertura o diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná, Nestor Werner Júnior, representando o secretário Carlos Alberto Preto, e Flávia Adachi, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, que representou a secretária, Marcia Huçulak, entre outros convidados.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios