29/07/2017
Jornada terminou neste sábado em Curitiba e foi uma das mais concorridas entre as realizadas pela SPR
Terminou neste sábado (29), em Curitiba, a VIII Jornada Paranaense de Reumatologia, evento científico que apresentou atualidades relacionadas ao diagnóstico, exames e tratamento de doenças reumáticas. Estudos muito atualizados e experiências em consultórios e demais áreas da reumatologia trouxeram aos participantes informações e conhecimento úteis para os médicos.
O evento, realizado pela Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), presidida pelo médico reumatologista Marco Rocha Loures, abrangeu quatro grandes áreas: “Radiologia em Doenças Reumáticas – Atualização”, “Artrite Reumatoide”, “Osteoporose” e “Lúpus Eritematoso Sistêmico”. Outros temas também foram abordados.
As aulas e apresentações foram realizadas por especialistas dedicados aos estudos da reumatologia, dedicada ao conhecimento e tratamento das doenças reumáticas. Hoje são mais de 100 doenças conhecidas, algumas autoimunes e recentemente identificadas, várias causadoras de dores e deformações.
As doenças reumáticas acontecem com pessoas de todas as idades, não estando relacionadas a adultos e idosos. Homens e mulheres sofrem com muitas destas doenças, sendo as mais conhecidas Reumatismo, Artrite reumatoide, Artrose, Fibromialgia, Gota, Febre reumática, Espondilite, Lúpus, Osteoporose são algumas das doenças reumáticas mais conhecidas. Mas há doenças pouco citadas, como Fenômeno de Raynoud, Síndrome do túnel do carpo, Síndrome de Sjögren, Síndrome antifosfolipide, Polimialgia reumática.
Estudos têm avançado e há novidades em diagnósticos, exames, medicamentos e tratamentos. A tecnologia tem ajudado, quando utilizada com o conhecimento especializado e a experiência dos reumatologistas.
Muito importante é sempre procurar um reumatologista, aos primeiros sintomas destas doenças. A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) mantém, no site, uma lista de todos os reumatologistas associados, em todas as regiões do estado do Paraná.