19/02/2014

Já estão circulando as novas edições das revistas do Conselho

A Iátrico está em processo de postagem, devendo começar a ser entregue na próxima semana

Lançadas novas edições das revistas do CRM-PR

As mais recentes edições das três revistas oficiais do Conselho Regional de Medicina do Paraná já estão disponíveis no Portal. A revista Iátrico nº 33, que traz como tema em destaque “Profissão de fé”, pode ser acessada nos formatos digital e científica, sendo que a publicação impressa começou a ser postada esta semana para todo o cadastro do CRM-PR. A Revista do Médico Residente ano 15 e nº 4 de 2013, do último trimestre, está disponível a exemplo da revista Arquivos nº 120, de outubro a dezembro de 2013.

IÁTRICO

A revista Iátrico nº 33 traz em sua capa a reprodução da obra “Catedral”, de Rodin, harmonizando com o tema-destaque. As ilustrações da revista são pinturas clássicas que retratam a evolução da Ciência, o médico, o paciente, a vida e finitude e também o drama de doenças e deformações que afligiram e levaram os próprios artistas a retratá-las – com genialidade – em suas obras. São 76 páginas com conteúdo que conjuga ética, experiências, comportamento, crônicas, memória, poesias e culinária. 

A apresentação pelo editor é uma amostra da qualidade e dos atrativos da 33ª edição da revista Iátrico. “A capa sugere prece e catedral. Indissociáveis na fé. A fé é inoperante sem obra. A catedral catalisa a grandeza e a paz do céu perante os pecadores desejosos de remissão. Ambas associam o eterno da pequenez humana em sua ânsia de alcançar a luz do sonho e da serenidade. E da recompensa. Já nós, médicos, as sintetizamos na certeza de uma profissão cuja obra é nobre no afã de auxiliar no silêncio dos órgãos, sinônimo de saúde. Essa é a nossa grandeza, material e espiritual, em que a ciência é a catedral e a arte um salto de compaixão. Irmanadas no desejo do sentido, que a vida tenta iludir e nossa vivacidade procura descobrir. Construções e concepções simbolizadas nas mãos de Rodin.” Leia a versão científica.

TRILHA SONORA DO IÁTRICO

Duas novas trilhas sonoras do Iátrico também estão disponíveis no Portal. “Highlights”, com suas 19 canções, é a trilha associada à edição. “Iátrico do ouvinte” é a segunda coletânea, inspirada no lançamento do livro “Primeiras Impressões – Iátrico em perspectiva”, de autoria do editor da revista, Prof. João Manuel Cardoso Martins. Também é dele a seleção que envolve todas as demais 27 trilhas do Iátrico.

Confira as trilhas clicando aqui

PRÓXIMA EDIÇÃO

“Os donos da bola” será o tema central da próxima edição da revista Iátrico, a ser lançada ainda no primeiro semestre, às vésperas da Copa do Mundo de Futebol. Uma incursão no mundo desse esporte e com as suas derivações à Medicina, política, sociologia, artes, educação, ética... As ilustrações serão, em sua maioria, fotografias inéditas de flagrantes do fascínio do desporto mais popular do mundo. O Conselho Editorial está receptivo a artigos relacionados à temática, que poderão ser encaminhados por email (iatrico@crmpr.org.br) para análise e eventual publicação.

REVISTA DO MÉDICO RESIDENTE

A edição do último trimestre de 2013 da Revista do Médico Residente (ISSN 2237-7131) acaba de ser disponibilizada no Portal do CRM. A publicação está em seu 15º ano de circulação e que avança no processo de indexação na base de dados Lilacs   biblioteca virtual em saúde que se constitui no mais importante e abrangente índice de literatura científica da América do Sul e Caribe.

edição nº 4 de 2013 reúne, em suas páginas, dois editoriais, três artigos originais, três artigos de revisão, três relatos de caso e ainda um artigo especial, além de capítulo do Museu da Histórica da Medicina, de autoria do Prof. Ehrenfried Wittig e apresentando Livreto de agendamento médico.

Os editoriais são de autoria do Prof. João Carlos Simões, editor-fundador da Revista, que aborda “Quando mais médicos é menos saúde”, e do Prof. Antonio Celso Nunes Nassif, ex-presidente da Associação Médica Brasileira e que apresenta “Levanta-te médico”.

Os artigos originais discorrem sobre “Caracterização epidemiológica da enxaqueca e sua relação com manifestações alérgicas”, “Comparação da glicemia de ratos feitos diabéticos por estreptozotocina e de ratos normais a partir da ingestão de dietas experimentais ricas em fibra alimentar de diferentes fontes” e “Prevalência de desordens cardiológicas em uma UTI Neonatal”.

Os artigos de revisão, por sua vez, tratam de “A importância da individualização terapêutica no manejo do carcinoma diferenciado de tireóide”, “Cuidados perioperatórios em cirurgia citorredutora e quimioterapia hipertérmica intraperitonea” e “Manejo da dor no paciente com doença oncológica: orientações ao médico residente”.

Os relatos de caso apresentam “Pilomatricoma calcificado na região abdominal”, “Doença de Crohn com acometimento exclusivo gástrico, uma forma rara de manifestação” e “Subluxação atlantoaxial em um paciente com espondilite anquilosante”. Por fim estão as  “Expressões médicas – falhas e acertos” e o "Museu da História da Medicina".

REVISTA ARQUIVOS

A revista Arquivos nº 120 fecha o seu 30º ano de circulação trimestral ininterrupta, sendo exclusivamente na versão digital a partir de 2011. Criada em 1984, é dedicada a divulgação de trabalhos, artigos, legislações, pareceres, resoluções e informações de conteúdo ético, bioética, moral, Dever Médico, Direito Médico.

A publicação do último trimestre de 2013 traz, na abertura de suas 136 páginas, artigo especial com o conteúdo do trabalho vencedor do 24.º Concurso de Monografia sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica do CRM-PR, com o título de “A transferência da prestação dos serviços de saúde pública à iniciativa privada ante os princípios constitucionais”. A obra é de autoria da advogada gaúcha Soeli Teresinha Schilling Dienstmann.

Artigos de opinião abordam “Atestados médicos, médicos assistentes e benefícios previdenciários” e “Médicos cubanos: custos trabalhistas”.

A edição reúne ainda duas resoluções recentes do CFM, com “Normas para funcionamento de serviços médicos e fiscalização do CRM” e “Critérios mínimos de segurança para os estabelecimentos hospitalares de assistência psiquiátrica”.

Na parte de pareceres, os do CFM tratam de “Avaliação de pacientes para atividade física e encaminhamento para cardiologista” e “Inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) é ato médico exclusivo”.

Entre os pareceres emitidos pelo CRM-PR, são destacadas as seguintes questões: ”Plantões presenciais e a distância: responsabilidade na manutenção de serviços à comunidade” e “Estrutura adequada para gestante de alto risco”.

Encerram a edição notícia sobre a posse da nova diretoria da Academia Paranaense de Medicina, o índice remissivo das edições de 2013 e ainda a história da Medicina, mostrando que a restrição ao fumo na capital paranaense começou com o médico Erasto Gaertner.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios