08/11/2023

Invasão de competências médicas e agravos à saúde debatidos pelo CRM-PR em Maringá

Evento tem a coordenação do presidente e do vice do Conselho e envolve representantes de instituições públicas e outros setores da sociedade e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube


O I Seminário Paranaense em Defesa do Ato Médico e Proteção da Sociedade será realizado pela nova gestão do CRM-PR na sede de sua Representação Regional de Maringá. Será nesta quinta-feira (9 de novembro), a partir das 14h, tendo como convidados representantes do Conselho Federal e de Regionais de Medicina de outros estados, do Judiciário, do Legislativo estadual e municipal, Ministério Público, Polícia Civil, Procon e ainda Secretarias Estadual e Municipal da Saúde e Vigilância Sanitária.

clique para ampliarclique para ampliarDrs. Romualdo Gama e Eduardo Baptistella. (Foto: CRM-PR)

De acordo com o presidente do CRM-PR, Romualdo Gama, o objetivo da reunião é promover ampla discussão sobre a invasão das competências exclusivas da atividade médica, em especial por profissionais de outras áreas da saúde, que tem impactado em sucessão de casos de mortes ou sequelas graves em pacientes. O dirigente realça que a Lei 12.842, a chamada Lei do Ato Médico que completou 10 anos em julho último, é muito clara sobre as atividades privativas da Medicina e visa estabelecer parâmetros de segurança à saúde pública.

Coordenador do evento, o Dr. Romualdo Gama reforça que há a pretensão de estender o debate a outros cenários, sejam de regiões ou de atores, mas que a finalidade principal será a de despertar gradativamente na sociedade uma visão mais crítica e de cautela quando buscar serviços associados à saúde, bem-estar e elevação da autoestima. Romualdo Gama, que é especialista em cirurgia plástica, entende haver um comércio popularizado e ilegal de serviços, onde capacitação e segurança, requisitos próprios da Medicina, acabam ficando relegados a plano intermediário face ao interesse econômico.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Fabiola Tasca, que deixa a diretoria do CRM-PR de Maringá, sucedida pelos Drs. Adans Trautwein e Aissar Nassif (vice). (Foto: CRM-PR)

“O resultado disso estamos vendo diariamente nos noticiários, com perdas de vidas e médicos sendo requisitados a tentar corrigir atos praticados por pessoas inabilitadas à prática médica”. O presidente do CRM, Dr. Romualdo, e também o vice, Dr. Eduardo Baptistella, apresentarão vários casos recentes divulgados pelo país, como ponto de partida para o debate, que além dos convidados presenciais terá ainda transmissão em tempo real pelo canal do YouTube, com possibilidade de interação.

Na abertura da atividade, haverá a posse dos representantes da Regional do CRM-PR de Maringá para a nova gestão, que agora tem como diretor o Dr. Adans Weslley Trautwein, especialista em cirurgia plástica; como vice o Dr. Aissar Eduardo Nassif, especialista em cirurgia geral e urologia; e como secretário o Dr. Adorísio Bonadiman, especialista em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e endoscopia. O Dr. Adans sucede na diretoria a dermatologista Fabiola Menegoti Tasca.

Serviço:

I Seminário Paranaense em Defesa do Ato Médico e Proteção da Sociedade

Data: 9 de novembro, a partir das 14h (previsão de término 17h)

Local: Sede do CRM-PR em Maringá (Rua das Azaleias, 209, Zona 5).

Informações: fones (44) 3224-4329 ou (41) 3240-7807 ou eventos@crmpr.org.br

Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. Acesse AQUI o link.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios