09/11/2017
Des. Miguel Kfouri Neto e diretor da Dereg de Maringá, Dr. Marcio de Carvalho, palestraram na abertura oficial
A XXI Semana da Medicina da UEM (Universidade Estadual de Maringá) foi realizada de 6 a 9 de novembro, com uma série de atividades científicas e culturais. O tema em destaque foi “Os caminhos na medicina!”, um convite à reflexão sobre as possibilidades de atuação do médico. A organização coube ao Centro Acadêmico de Medicina de Maringá, que inseriu na atividade o II Simpósio de Especialidades. O CRM-PR foi uma das instituições apoiadoras do evento, que foi marcado por pleno sucesso.
A solenidade oficial de abertura ocorreu no dia 7 pela manhã e teve as participações do Desembargador Miguel Kfouri Neto, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e um dos mais renomados especialistas em direito médico no país, e o urologista Marcio de Carvalho, diretor da Dereg do Conselho de Medicina em Maringá. Eles palestraram e debateram sobre o tema “Interface entre o Direito e a Medicina”. Também houve a participação da professora Fernanda Meyer, da Universidade de São Paulo, a maior estudiosa sobre saúde mental do estudante de medicina do Brasil, coordenadora do Projeto Vera.
A tarde da terça-feira foi reservada para discussões sobre as áreas de atuação da medicina e apresentação de trabalhos científicos e na quarta, pela manhã, houve a participação do conselheiro do CFM Lúcio Flávio Gonzaga Silva, que representa o Estado do Ceará e é o coordenador da Comissão de Ensino Médico. À tarde foram debatidos outros dois temas de relevância: Mulheres na Medicina e Conflito de interesses. Na quinta ocorrem palestras e debates sobre os seguintes temas: “Se cuida, doutor!”, “Microrrelações de poder na Medicina”, “Mercado de trabalho”, “Gestão financeira” e “Sucesso pessoal”.
As atividades da XXI Semana ocorreram no auditório do PDE, no câmpus de Maringá da UEM. Já a noite cultural da Medicina ocorreu no do Colégio Platão, com o Med Show, com apresentação de talentos. Alunos, ex-alunos e professores fizeram apresentações de música, teatro, dança, stand up, poesia, artes plásticas e fotografia. O presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Iago Gualda, esteve à frente da coordenação das atividades.