24/03/2022

Instituições de saúde promovem ações em dia mundial de conscientização sobre a epilepsia

O Purple Day será comemorado no próximo sábado (26); Pequeno Príncipe realizará encontro online destinado a profissionais de saúde e INC terá palestra na filial Pátio Batel

No próximo sábado, 26 de março, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, conhecido como Purple Day (Dia Roxo). Embora a epilepsia seja uma das doenças neurológicas mais comuns na população, ainda perduram preconceitos e estigmas em torno dela. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela afeta quase 50 milhões de pessoas em todo o mundo. A crise epiléptica é caracterizada por uma descarga elétrica anormal do cérebro, que causa convulsões. A doença pode desencadear alterações do comportamento e do movimento do corpo e, em alguns casos, perda de consciência. 

Com o objetivo de promover a conscientização e atualização sobre a doença, o Pequeno Príncipe realizará encontro on-line e gratuito a partir das 10 horas. O evento é destinado a profissionais de saúde e contará com a participação de especialistas da própria instituição, como o diretor técnico do HPP e conselheiro do CRM-PR, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, a coordenadora do Ambulatório de Doenças Raras, Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos, e convidados de outras instituições. Ao todo serão oito palestrantes que apresentarão conteúdos que vão desde a introdução sobre a doença até a dieta cetogênica (veja a programação completa abaixo). Inscrições: bit.ly/3J1nyis.

Também no sábado, a partir das 9h30, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) vai promover um evento na filial do Pátio Batel, com programação voltada para desmistificar a doença, esclarecer os tratamentos e a prevenção. A entrada é gratuita. “Muita gente acha que a epilepsia só se apresenta por meio de crises convulsivas, aquelas que o paciente cai no chão e se debate. Ela pode se manifestar apenas com episódios do paciente ‘sair fora do ar’ por alguns segundos”, explica o neurologista do INC, Dr. Bruno Takeshita. “Se não for tratada, a doença pode evoluir e provocar interferências na questão cognitiva, além de colocar a vida dela e de outras pessoas em risco se, por exemplo, provocar um acidente de carro em função da perda súbita de consciência”. Inscrições: www.eventosinc.com.br.

Serviço

Purple Day – Hospital INC
Data: sábado, 26 de março
Hora 9h30 às 12h
Local: Hospital INC Filial Pátio Batel (Pátio Batel, piso S1)
Participação: gratuita
Inscrições: www.eventosinc.com.br

Encontro Pequeno Príncipe sobre epilepsia
Data: 26 de março (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Inscreva-se gratuitamente: bit.ly/3J1nyis

Confira a programação do encontro: 

10h – Abertura 
Donizetti Giamberardino Filho: diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe.
Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos: coordenadora do Ambulatório de Doenças Raras do Hospital Pequeno Príncipe.

10h10 – Introdução sobre a epilepsia
Alfredo Lohr: chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Pequeno Príncipe.

10h30 - EEG e vídeo EEG: indicação, o que esperar, e beneficiar o paciente
Rafaela Grochoski: neurologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, neurofisiologista clínica e pós-graduada em epilepsia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

10h50 - Convulsão febril simples e complexa
Monica Spinosa: neurologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe.  

11h10 - Indicação de dieta cetogênica na epilepsia refratária na infância e adolescência
Marilis Tissot: neurologista pediátrica, mestre em ciências da saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-preceptora da residência de neuropediatria do Hospital de Clínicas da UFMG.

11h20 - Como fazer a dieta cetogênica 
Ana Claudia Cruz dos Santos Guerreiro: nutricionista clínica e docente da Faculdades Pequeno Príncipe.

11h30 - Indicação VNS 
Tatiana Von Hertwig Fernandes de Oliveira: neurocirurgiã com fellow em neurocirurgia funcional e epilepsia pela Cleveland Clinic.

11h50 – Perguntas e encerramento 
Moderadora do evento: Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos

Fonte: CRM-PR, com informações do Hospital Pequeno Príncipe e Hospital INC

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios