15/12/2023
Cerimônia festiva teve ainda comemoração dos 30 anos do surgimento do Serviço de Neurocirurgia e a formatura de nove residentes em cinco especialidades diferentes
O Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) está comemorando 20 anos de fundação. Encontro festivo realizado na quinta-feira (14) teve mais de 400 pessoas, entre médicos, funcionários, parceiros e outros convidados. Durante a cerimônia houve a premiação de colaboradores que se destacaram ao longo do ano e ainda a tradicional formatura dos médicos residentes do hospital. Foram nove os médicos que concluíram a etapa, em cinco especialidades diferentes.
Ainda houve a celebração dos 30 anos do Serviço de Neurocirurgia criado pelos neurocirurgiões Ricardo Ramina e Murilo Meneses e que precedeu a fundação do próprio INC, em 2003, hoje consolidado como centro especializado no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade, no Brasil e América Latina.
“O nosso hospital foi construído puramente pelo esforço dos médicos e sócios. Desde o começo, nosso projeto era criar um hospital de atendimento de alta complexidade e que tivesse toda infraestrutura e condições dos melhores centros do mundo”, declarou o Dr. Ricardo Ramina, reforçando que a instituição investe continuamente em pesquisas e inovações científicas e tecnológicas.
O outro fundador, Dr. Murilo Meneses, destacou que a inauguração oficial do hospital ocorreu em 2004 e que as primeiras cirurgias no local foram de coluna vertebral, realizada por ele, e de tumor intracraniano pelo Dr. Ramina. “No começo, foi preciso consolidar o funcionamento do INC do ponto de vista financeiro e na assistência médica e, ao longo dos anos, superar os desafios em busca do nosso sonho”.
Além dos sócios-fundadores, a diretoria do Instituto foi representada no encontro festivo pelo neurocirurgião André Giacomelli, administradora Regina Montibeller, Patrick Ramina, Cláudia Meneses e Vanderlei Santos. A celebração contou também com a apresentação do Coral do INC, formado por funcionários.
Hoje, o corpo clínico do hospital é formado por 220 médicos, contando ainda com quase 600 colaboradores. Realiza aproximadamente 300 cirurgias e 2,5 mil pronto-atendimentos por mês. Além da sede no bairro Campo Comprido, conta com três filiais.
Como informou o INC, os formandos da residência médica em neurologia foram os Drs. Bruno Camporeze, Camila Carneiro Ferreira e Luiza Gonçalves Fraga. O Dr. Victor Frandoloso concluiu residência em neurocirurgia, enquanto o Dr. Francisco Yoshinobu Ishihara concluiu em cardiologia. As Dras. Gizah Pires Alves e Sheila Emanuelle Faria Anselmo da Silva formaram-se em anestesiologia. As concluintes da residência médica em otorrinolaringologia foram as Dras. Giovanna Santos Piedade e Kelly Mizumoto.
Fonte: INC