03/03/2020
Presidente do CRM-PR realizou palestra ética aos médicos e profissionais de outras áreas que iniciam especialização
A integração da turma de residência médica 2020 do Hospital e Maternidade Municipal São José dos Pinhais (HMMSJP) ocorreu na tarde da última segunda-feira (2) depois de, pela manhã, ter ocorrido a aula inaugural no Teatro do Sesi. A atividade propõe o ponto de partida para estimular apoio para melhor desempenho dos profissionais no processo do cuidar. Na etapa que se inicia, mais de 30 especialistas irão se formar nas áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia e ortopedia, em parceria da instituição hospitalar com a Escola de Saúde.
A missão do HMSJP como hospital-escola é promover o ensino, a pesquisa e a assistência terciária à saúde, atuando de forma integrada e como suporte aos demais níveis de atenção do modelo de saúde vigente no Município de São José dos Pinhais.
A recepção aos residentes, com propósito de integração, foi coordenada pela diretora técnica do hospital e também preceptora, Dra. Chiu Yun Yu Braga. A atividade foi cumprida no período da tarde e teve como convidado para palestrar sobre ética o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida.
Participaram da reunião, ainda, dentre outros coordenadores de setores do hospital, Luciana Binder, Maria Claudia, Paulo Magno, Michelly Feijó, Michele Silva, Carolina Figueiredo, Raquel Bernardelli e André David Marques Alexandre.
Novos residentes
No período da manhã, ainda na segunda-feira (2), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a recepção e aula inaugural com os novos residentes do município, em iniciativa da Escola de Saúde Pública de São José dos Pinhais. Ao todo, 46 alunos participaram da aula, sendo 31 deles da residência médica e 15 multiprofissionais. Os novos residentes irão atuar em diversos setores da rede municipal de saúde, integrando o Sistema Único de Saúde.
O acolhimento dos novos alunos foi realizado no Teatro Sesi, contando com orientações iniciais e apresentações sobre o município de São José dos Pinhais. De acordo com a secretária de Saúde, Debora Chemin, os novos residentes contribuirão de forma positiva para o Sistema Único de Saúde. “Quando o município assume ser campo de ensino, a gente fortalece o SUS no nosso território. Então eu fico muito feliz de ter um município que assume essa responsabilidade de fazer com que o SUS se fortaleça através de campo de ensino”, comentou a secretária.
Os novos residentes irão atuar em toda a rede de saúde municipal, incluindo em Unidades Básicas de Saúde, CEM, CEO, UPA, dentre outros equipamentos. Os residentes são divididos em área médicas, bem como nas diversas áreas multiprofissionais, incluindo enfermeiros, psicólogos, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais, entre outros.